21 dicas para Instagram Stories: descubra como engajar, converter e vender nessa ferramenta

5 Mar 2018 Fonte: marketingdeconteúdo Marketing Digital
Dicas-para-Instagram-Storie

Dicas-para-Instagram-Storie

O Instagram é sem sombra de dúvidas uma das redes sociais mais importantes do mundo e promete superar suas concorrentes nos próximos anos.

Cada nova funcionalidade lançada (e são muitas) a colocam como a rede social do futuro e já é impossível não estar presente nela e se aproveitar das oportunidades oferecidas.

Ao falar de novidades e funcionalidades, nada mudou tanto a história do Instagram como a adição do Stories. Ele chegou em 2016 e foi responsável pela quase extinção do Snapchat — afinal, alguém ainda lembra dele?

E não é só isso: o Instagram Stories já acumula mais de 300 milhões de usuários ativos. E promete crescer ainda mais se seus crescimento passado for indicativo do futuro: no período de outubro de 2016 o de 2017 ele mais que triplicou de tamanho!

Existem muitas pessoas nessa funcionalidade, mas como você pode engajar esses usuários? Como convertê-los em oportunidades de negócio? Ou melhor, como vender por lá?

Vamos te contar tudo isso e muito mais com nossas 21 dicas para bombar no Instagram Stories:

 

1. Nunca se esqueça de um CTA

Se você veio aqui para entender como converter quem vê seus Stories em visitantes do seu blog, esse é o primeiro passo!

Sempre utilize call to actions! Não importa se sua conta já está apta a pôr links nos stories ou não. Você precisa deixar uma direção clara para os seus seguidores: guie-os para o melhor caminho.

Se sua postagem é de um blogpost que você fez e está linkado no próprio Stories, na borda final escreva, por exemplo: “Arraste para cima e acesse nosso blogpost”. Essa chamada é essencial para incentivar que o usuário tome o próximo passo no seu funil.

2. Faça lives

Sua estratégia ainda não engloba vídeos ao vivo? Então você provavelmente não sabe que eles são uma das principais tendências para esse ano.

Eles são uma ótima oportunidade de mostrar os bastidores de sua empresa e também humanizar sua marca. Pense neles como uma forma de deixar seu conteúdo ainda mais orgânico, pois ali não existem edições. Afinal, “quem sabe faz ao vivo”, não é mesmo?

Além disso, as lives do Instagram são ainda mais vantajosas, pois aparecem em destaque nas contas de seus seguidores e eles ainda recebem notificação que você está ao vivo.

3. Aproveite das funcionalidades de edição

O Instagram, de uns tempos para cá, vem investindo bastante em fazer com que seus usuários façam tudo por lá mesmo. E várias funcionalidades permitem a edição de vídeos e imagens.

Alinhamento, tipografias diferenciadas, margens, e muito mais! Tudo isso é possível de ser editado antes mesmo de sua publicação no Stories.

Use isso a seu favor. Além de enriquecer sua postagem, é uma oportunidade de diversificar seu conteúdo e encantar seus seguidores.

4. Mostre por trás das câmeras

Você já deve ter ficado curioso para saber um pouquinho sobre o dia a dia daquela empresa que você admira, ou até mesmo saber das novidades antes delas acontecerem. Advinhe só, seus seguidores também se sentem assim!

O Stories podem dar pequenos indícios do que está por vir em sua empresa, ou mostrar como é sua sede. Deixe a criatividade te falar e sempre passe a impressão para o seu visitante que ele está por dentro de tudo.

5. Invista em Employer Branding

Investir em Employer Branding vai muito além de sua estratégia no Instagram. É algo que deve ser muito bem pensado e planejado por sua equipe de RH e Marketing.

No entanto, investir nele pode trazer grandes resultados e seu Stories será essencial nisso.

Como já falamos mostrar os bastidores de sua empresa é uma ótima possibilidade. Mostrar como sua cultura é exercida e como seus colaboradores são felizes lá dentro pode transformar a forma como seu público enxerga sua marca.

Invista em publicações da rotina de quem trabalha na sua empresa e mostre um pouco sobre eles e o que os motiva.

6. Utilize enquetes

Você com certeza já sabe dessa funcionalidade e provavelmente já viu vários usuários e empresas usando. As enquetes podem ser muito úteis!

Uma das maneiras como você pode utilizá-las é dando o poder para os seus usuários: deixe que ele se sinta no comando. Peça para que ele escolha entre duas opções de blog post ou qual produto deve ser o próximo a entrar em promoção em sua loja.

Aproveite deles também para conhecer melhor seu público. Pergunte quais temas eles mais gostam de ler sobre, qual a rede social preferida deles e outras coisas nesse sentido.

7. Faça vídeos espontâneos

Surgiu uma notícia super relevante e que você não pode perder o timing dela? Faça um vídeo da maneira que você conseguir.

O Stories tem por sua característica a naturalidade dos conteúdos, e deixar de postar algo somente porque não está perfeito pode te fazer perder várias oportunidades. Então se prepare da maneira que conseguir, mas não deixe de fazer, combinado?

8. Prenda o usuário no seus Stories

Um vídeo no Stories dura apenas 15 segundos, ou seja, você tem um tempo muito limitado para prender a atenção de seu leitor. Mas e se eu te dissesse que é possível deixar seu usuário mais do que esse tempo?

Não é nenhum hack no software do Instagram, apenas uma maneira criativa de conseguir transmitir mais conteúdo para seu usuário.

Crie conteúdos que façam o leitor pausar a tela quando estiver visualizando, pois sim, isso é possível. Aproveite do recurso de pausa criando chamadas que incentivem isso.

Agora ficou mais fácil passar um conteúdo mais extenso em um pequeno Stories, não é mesmo? Mas não abuse: preze sempre pela usabilidade e passe sua mensagem no tempo adequado (lembrando que os Stories em vídeo duram até 15 segundos e os de imagem duram 5 segundos).

9. Mostre seus produtos

O Stories pode funcionar como uma vitrine virtual para sua empresa e, com as novidades, o Instagram se aproxima cada vez mais de um e-commerce.

Abuse da criatividade e exponha seus produtos. E, com o formato de imagens maior que o do feed do Instagram, você tem ainda mais espaço para mostrá-los.

Outra possibilidade é dar um contexto para os seus produtos. Você pode contar histórias em que ele está inserindo, utilizando todas as premissas do storytelling.

10. Invista em parcerias estratégicas

Não são só as marcas que influenciam no comportamento dos consumidores. Sabemos muito bem o papel dos influenciadores digitais nesse processo, e se aproveitar disso é essencial.

O Stories é um local comum onde essas pessoas expõem suas vidas e compartilhando seus gostos com seus seguidores.

Sabemos o alcance que os influenciadores possuem no Stories. Imagina se seu produto fosse mostrado casualmente nos vídeos rotineiros dessas personalidades? É uma visibilidade enorme e que pode ser explorada por sua marca!

11. Anuncie no Instagram Stories

Sim, é possível fazer anúncios no Stories! Você mesmo possivelmente já viu alguns vídeos patrocinados no seu perfil.

Mas será que eles são realmente vantajosos? Sim!

Não só eles trazem uma visibilidade gigante para sua marca, mas ele otimiza suas chances de conversão.

Antes de anunciar no Stories, você deve pensar nos seus objetivos com esse investimento. Se sua meta for alcançar muitas pessoas, invista sem medo!

12. Utilize tags de geolocalização

Uma coisa rápida de se fazer, que pode otimizar seu perfil e aumentar o engajamento é adicionar geotags.

Sempre que estiver em algum local, principalmente sua empresa, utilize as tags de localização disponibilizadas pelo Instagram.

Elas serão ótimas para familiarizar seu usuário com os locais que sua marca simpatiza, mas também para fortalecer o sentimento de comunidade com o local onde sua empresa está sediada.

E claro, é mais fácil que qualquer pessoa encontre sua empresa e qualquer conteúdo compartilhado sobre ela que também tenha sido localizado em sua sede.

13. Responda todas suas menções

Pode parecer muita coisa, ou que não vai te trazer resultados. No entanto, responder as menções e mensagens diretas de sua conta poderão fazer um diferença gigante no seu engajamento.

Isso acontece devido ao algoritmo do Instagram, que prioriza os Stories de contas com as quais os usuários mais engajam. Ou seja, responda qualquer menção no Stories de sua marca para aparecer cada vez mais para seus seguidores.

14. Organize seu cronograma

É importante saber utilizar todas as funcionalidade do Stories a favor de sua empresa, mas tão importante quanto é ter uma estratégia organizada.

Mesmo com uma natureza espontânea, essa plataforma deve ser levada tão a sério quanto as outras redes sociais. É preciso saber exatamente suas publicações de cada dia da semana e entender os melhores horários de postagem.

Prepare um calendário para suas postagens e otimize seu cronograma sempre que necessário, lembrando-se sempre dos hábitos de sua persona.

15. Utilize o Highlights

Outra nova funcionalidade do Instagram, o Highlights serve para ajudar você em uma das maiores limitações dos Stories: eles só ficam no ar por 24 horas.

No entanto, com o Highlights você pode dar destaque para qualquer um de seus Stories antigos. Por que isso é importante para sua empresa? Pois é uma ótima oportunidade de expor ainda mais um conteúdo chave de sua estratégia e garantir visibilidade para qualquer conteúdo que achar relevante.

16. Acompanhe outras marcas e influenciadores

O próprio Instagram é cheio de referências e oportunidades para turbinar seu Stories.

Ao acompanhar outras marcas você deve ficar atento a como eles expõem seus produtos e como se posicionam. Entender como o mercado utiliza essa funcionalidade irá te trazer bons insights sobre como guiar sua estratégia.

É importante acompanhar também os influenciadores, visto que a qualquer momento pode surgir alguma oportunidade dali. Imagine se espontaneamente um player importante do seu mercado comenta sobre sua marca ou produto? É uma grande oportunidade de estreitar seus laços com ele e entrar em contato.

17. Utilize os efeitos de vídeo da plataforma

Se você utiliza o Stories com frequência com certeza já viu as possibilidades de vídeo disponibilizadas pela rede social. Mas não pense que elas servem só para brincadeiras entre usuários: elas podem trazer um diferencial para sua estratégia.

Escolha os melhores momentos e saiba quando um efeito engraçado pode elevar seu Stories a um outro nível, ou em que momento um efeito dramático vai criar o sentimento que você quer para lançar um novo produto, por exemplo.

18. Leve seu seguidor para algum lugar

O Instagram quer que você e seus seguidores fiquem o máximo de tempo possível dentro da plataforma, mas você pode querer exatamente o oposto.

Como um canal de aquisição poderoso, você não deve perder as oportunidades que a plataforma oferece de conseguir tráfego e até facilitar suas vendas. Então, sempre utilize as maneiras que o Stories te dá de levar seu usuário para seu site ou blog.

Se para sua conta já é possível colocar links nos Stories, procure sempre oportunidades de fazer isso. Mas, se essa não é sua realidade, não se preocupe: você pode muito bem fazer um Stories que leva o usuário para sua bio que direcione o usuário para seu site, blog ou canal no YouTube, por exemplo.

19. Faça sorteios

O Stories é uma oportunidade rápida e fácil de promover o engajamento entre seus seguidores e sua marca. E o que pode ser melhor para aumentar sua visibilidade do que ter seus consumidores desfilando por aí com produtos de sua marca?

Promova concursos divertidos e coerentes com sua persona. Pense em estratégias que farão ela querer participar e compartilhar sua marca.

20. Crie oportunidades de negócio

Por mais efêmero e descontraído que o Stories possa ser, ele também funciona como/ uma máquina de oportunidades para sua empresa e você deve aproveitar isso. Como?

  • Mostre cases de sucesso de seus clientes e tente converter seus visitantes em oportunidade com eles.
  • Exponha seu produto e sempre linke para a página de sua loja virtual, se esse for o caso.
  • Incentive que seus usuários entrem em contato com seus vendedores e crie um caminho fácil para que isso aconteça

21. Analise seus resultados

Depois de fazer tudo isso, você precisa entender o que está funcionando (ou não). Analisar seus resultados é essencial!

Instagram Insights vai ser seu melhor amigo nesse momento! Analise as visitas ao seus Stories, a taxa de rejeição que ele vem tendo e principalmente quantas pessoas estão clicando nos links que você disponibiliza.

Crie hipóteses e as comprove com os dados que você possui. Onde tenho mais conversões? Com vídeos ou imagens? Qual horário de postagem consigo o maior engajamento? Analise tudo e faça mudanças sempre que necessário.

E ai? Pronto para dominar essa funcionalidade incrível do Instagram? Quais dicas você já utilizava? Quais vai adotar agora mesmo em sua estratégia? Conta tudo pra gente aqui nos comentários.