22/01: Palotina celebra Padroeiro São Vicente Pallotti com feriado municipal

21 Jan 2020 Destaques
22/01: Palotina celebra Padroeiro São Vicente Pallotti com feriado municipal

22/01: Palotina celebra Padroeiro São Vicente Pallotti com feriado municipal (Foto: Divulgação )

A comunidade de Palotina celebra o Dia do Padroeiro São Vicente Pallotti nesta quarta-feira (22). Por causa disso é feriado municipal. A data marca o aniversário de falecimento do padroeiro que nasceu em Roma no dia 21 de abril de 1795. A devoção a Pallotti acontece também em maio quando será realizada a tradicional Festa de São Vicente Pallotti.

Na Praça Amadeo Piovesan, no centro da cidade, e no Santuário Nossa Senhora da Salete estão instaladas estátuas em homenagem ao santo. O nome à cidade tem origem na homenagem aos padres palotinos que participaram da colonização do município, no início dos anos 50.

Uma missa campal esta marcada para ás 19h30min desta quarta-feira (22), em comemoração ao Padroeiro.

HISTÓRIA DO SANTO

Vicente Pallotti foi ordenado padre em 1818 aos 23 anos, tendo tido influência de modo relevante na história da Igreja no século XIX. Ele foi teólogo e doutor em filosofia. Nos seus múltiplos escritos Pallotti desenvolveu a visão global da obra na Igreja, a fim que a boa notícia pudesse ser levada a todos os homens de maneira ordenada e sistemática.

São Vicente Pallotti morreu no dia 22 de janeiro de 1850. Seus colaboradores mais próximos continuaram sua missão, assegurando à sociedade um posterior desenvolvimento. Vicente Pallotti foi beatificado em 1950 e canonizado em 1963 durante o Concílio Vaticano II, passando a ser chamado São Vicente Pallotti.