A importância do Google Voice Search para a consultoria SEO

17 Mai 2019 Fonte: Web Foco Marketing Digital
A importância do Google Voice Search para a consultoria SEO

A importância do Google Voice Search para a consultoria SEO

Ao contrário do que muitos pensavam, o sistema de pesquisa por voz não foi uma moda passageira. De acordo com um estudo da ComScore, até 2020, cerca de 50% das pesquisas feitas em aparelhos móveis serão feitas por voz. Em meio a tantas mudanças e avanços no mercado, a consultoria SEO se torna ainda mais necessária.

O sistema de busca por voz está diretamente ligado com o uso das long tails das técnicas SEO, uma vez que não se limitam a termos de palavras-chave, e são muito mais objetivas fazendo uso de termos de conversação, como por exemplo: "quem, o quê, onde, por quê".

É preciso fazer uma análise SEO para compreender que essa mudança está acontecendo por conta da comodidade que os recursos digitais tem apresentado para o usabilidade na web para quem acessa o conteúdo. De olho nisso, o Google passará a indexar a versão mobile first do desktop. Por essa razão que a  otimização do site para mobile é tão importante.

O primeiro lugar não é o suficiente

Quando falamos sobre conteúdo SEO e Google SEO uma das primeiras coisas que vem a nossa mente é o posicionamento da empresa na plataforma. Correto? E se nós te disséssemos que o primeiro lugar não é o suficiente?

As pesquisas no Google SEO não apresentam apenas a primeira posição como também a "Snippet" conhecida como posição zero. Ela ocupa um espaço grande na tela atraindo a atenção do usuário.

Para que você conquiste esse espaço é preciso ter noção de técnicas seo focar nas métricas de engajamento, e na criação de conteúdos que solucione as dúvidas da melhor maneira possível. Uma das melhores maneiras de fazer isso é contratar o auxílio de uma agência SEO. De acordo com um estudo do HubSpot, o ranking #0 é capaz de aumentar em até 114% a CTR (taxa de clique).

Como fazer o projeto de otimização

Preste atenção na hora de fazer seus links patrocinados nos anúncios Google. Ao fazer a otimização de seo para o conteúdo, você deve direcioná-lo para locais e estabelecimentos, pois as pesquisas estão ligadas às intenções de compra a partir dos gostos pessoais do usuário.

Uma das estratégias de marketing digital é investir no Google Meu Negócio, pois quando um usuário pesquisar por opções perto dele, a pesquisa do Google vai indicá-lo. Por isso não se esqueça de criar palavras-chave em um tom de conversa, por exemplo: “onde comer comida japonesa em x cidade”, “quem é a pessoa y”, etc.