Abril pode fechar com recorde na exportação de soja. Entenda!

15 Abr 2020 Fonte: Agência Safras Agricultura e Pecuária
Abril pode fechar com recorde na exportação de soja. Entenda!

Abril pode fechar com recorde na exportação de soja. Entenda!

As exportações brasileiras do complexo soja (farelo, grão e óleo) podem alcançar em abril um novo recorde para todos os meses. A projeção foi realizada pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) e confirmada pela consultoria Safras & Mercado. Ambos acreditam que o país possa embarcar ao exterior mais de 14,5 milhões de toneladas e assim superar a marca histórica de maio de 2018, quando foram vendidos 14,1 milhões de toneladas.

Segundo a Anec, contando com a forte demanda da China e sem problemas nos portos apesar das precauções contra o coronavírus, o Brasil já exportou 4,5 milhões de toneladas da oleaginosa entre 1 e 11 de abril e a programação de navios aponta embarque de mais 4 milhões entre 12 e 18 de abril.

Caso a exportação até o final do mês atinja o volume projetado (volume que considera também a oleaginosa já embarcada), o país também teria um resultado superior ao visto em março deste ano de 13,3 milhões de toneladas.

Para a consultoria Safras & Mercado, o line-up de abril, que é a programação de embarques nos portos brasileiros, indica um volume potencial de 14,673 milhões de toneladas. Sendo que o total já embarcado é de 5,617 milhões de toneladas.

Para maio o line-up já indica a venda de 3,023 milhões de toneladas de soja, conforme levantamento realizado pela consultoria. No ano passado, exportações em maio somaram 8,873 segundo a estimativa.

De janeiro a abril, o line-up aponta o embarque de 35,075 milhões de toneladas. Em igual período do ano passado, foram embarcadas 27,805 milhões de toneladas. A Secretaria do Comércio Exterior (Secex) indica 24,375 milhões de toneladas no período.