Agricultura em busca de voos mais altos

25 Out 2018 Fonte: Diego Krüger Agricultura e Pecuária
Agricultura em busca de voos mais altos

Agricultura em busca de voos mais altos

O uso de equipamentos modernos na agricultura há um bom tempo já não é mais novidade, sobretudo na Região Oeste do Paraná, onde esse cenário é pujante e a base da economia regional. Mas como produzir mais e melhor, com eficiência e sem desperdícios? Essa é uma questão que transcende as lavouras, e mesmo com tanta modernidade em campo, a pergunta é: como utilizá-las melhor e de maneira mais eficaz?

Para dar margens às respostas para essas perguntas, acontecerá em Cascavel no próximo dia 30 de outubro, o II Seminário do Comitê de Estudos Temáticos da Agronomia, cujo tema deste ano é “Novidades Tecnológicas no Mercado de Trabalho da Agronomia”. Será um dia inteiro onde os estudiosos do setor, junto a acadêmicos e profissionais de agronomia, debaterão tendência e o uso correto e eficaz de equipamentos.

O seminário será realizado nas dependências da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel – AREAC, das 8 às 18 horas, e contará com cinco palestras e três apresentações práticas de equipamentos e tecnologias. Na primeira edição, o evento teve como tema “O mercado de trabalho e o exercício profissional da Agronomia”. As inscrições são limitadas, gratuitas e podem ser realizadas através do site do Crea-PR.

Mudança brutal”

Entre as palestras, o evento contará com uma pauta em franca expansão no campo: a utilização de drones na agricultura. Para abordar o tema, foi convidado o Engenheiro Agrônomo Francisco Nogara Neto. “O futuro profissional da agronomia, ou mesmo quem já trabalha nisso há algum tempo, precisa estar atento à mudança brutal que acontece no campo, que é a utilização dos drones. Hoje é difícil uma propriedade onde o produtor não tenha uma máquina dessa”, lembrou ele.

Para Neto, o que deve ser discutido é como usar melhor essa ferramenta. “O desafio, e até o grande gargalo, é usar o drone para obter dados, que levará a melhoria do trabalho.. Muitos pensam que drones são somente para tirar fotos, mas a utilidade vai além disso. Serve desde o planejamento, o estudo da lavoura, até uma possível intervenção. É uma revolução no agronegócio digital”, explicou.

De olho

Uma dos objetivos deste seminário em Cascavel é promover o conhecimento de novas tecnologias para quem atua no setor do agronegócio. “Pensamos um evento totalmente voltado a estudantes e formandos, para que eles se situem quanto às possibilidades de trabalho com novos equipamentos. Claro que esperamos também alcançar os mais experientes, quem já está no ramo a mais tempo, para se reposicionarem com o uso dessas ferramentas. Será um grande evento”, finalizou o engenheiro Agrônomo Marcos Roberto Marcon, Conselheiro membro da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-PR e representante da Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel – AREAC.

Uma das palestra abordará o uso eficaz dos drones nas lavouras.

Crédito: UIB

Serviço

II Seminário do Comitê de Estudos Temáticos da Agronomia “Novidades tecnológicas no mercado de trabalho da Agronomia”

Data: 4 e 5 de outubro

Local: AREAC – Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel

Endereço: R. Paranavaí, 1370 - Pacaembu, Cascavel - PR, 85816-590

Telefone: (45) 3224-2474

Inscrição: http://creaweb2.crea-pr.org.br/creaweb.eventos/inscricao/eventos

Cronograma

HORÁRIO        ATIVIDADE

8h a 8h30        Credenciamento

8h30 a 9h        Abertura Oficial

9h a 9h45        Inovações tecnológicas e startups - Cláudia Crisóstimo

9h45 a 10h      Coffee break

10h a 10h45    Atributos físicos de solo na agricultura de precisão e conservação de solo - Eng. Agr. Leandro Taubinger

10h45 a 11h30           Parques tecnológicos: Uma opção para a inovação - Géri Natalino Dutra

11h30 a 12h    Debate entre os palestrantes

HORÁRIO        ATIVIDADE

14h a 15h45    Apresentações

1.         Catraca eletrônica e monitor de plantio – Sidney Gaspari

2.         Atributos físicos de solo na agricultura de precisão e conservação de solo - Eng. Agr. Leandro Taubinger.

3.         Aplicações de drones na área agronômica – Eng. Agr. Francisco Nogara Neto

15h45 a 16h00           Coffee break

16h a 16h45    Aplicações de drones na área agronômica – Eng. Agr. Francisco Nogara Neto

16h45 a 17h30           Segurança na aplicação aérea e o Certificado Aeroagricola Sustentável (CAS)

17h30 as 18h00          Debate entre os palestrantes

18h      Encerramento