ARDEFA completa hoje 17 anos colaborando com o Meio ambiente e a Saúde Humana.

11 Out 2018 Fonte: Comunicação Social Ardefa Destaques
ARDEFA completa hoje 17 anos colaborando com o Meio ambiente e a Saúde Humana.

ARDEFA completa hoje 17 anos colaborando com o Meio ambiente e a Saúde Humana. (Foto: Divulgação )

No dia de ontem, 10/10/2018, a ARDEFA - Associação Regional Oeste Paranaense de Distribuidores de Defensivos Agrícolas está completando 17 anos de atividade em Palotina e região.

A ARDEFA, foi fundada no dia 10 de outubro de 2001, sendo uma entidade sem fins lucrativos, que representa as empresas associadas em suas obrigações e responsabilidades em dar destinação final às embalagens vazias de agroquímicos devolvidas pelos seus clientes. Congregam um sistema que reúne todo segmento agrícola, canais de distribuição, indústria produtora de defensivos, agricultores e poder público, sob a coordenação do Instituto Nacional de Embalagens Vazias (inpEV). Essa iniciativa nasceu com a criação da Lei 9.974 que objetivou fomentar ações de conscientização e estímulo à reflexão sobre a conservação do meio ambiente, buscando promover a educação ambiental na comunidade onde atua e assim levar conhecimento e ações a todos os segmentos da sociedade.

A ARDEFA está localizada na linha Alvorada, em Palotina, de 2002 a 2018 já recebeu e destinou mais de 47 milhões de embalagens vazias e pelo quinto ano consecutivo lidera a destinação de embalagens vazias no Paraná

A ARDEFA atua em 25 municípios e está entre as principais associações do BRASIL na destinação final das embalagens, mesmo possuindo área de atuação menor que várias outras associações, isso prova o comprometimento de todos os envolvidos no processo. A Associação tem como associadas 16 empresas, que possuem 88 (filiais). 

Os agricultores de 25 municípios da região fazem a entrega das embalagens utilizadas em suas lavouras, na ARDEFA, utilizando-se da Central em Palotina ou dos pontos itinerantes que são atendidos em dois locais diferentes no mesmo dia, permitindo a destinação ambientalmente corretas, destes materiais, evitando danos a sociedade. 

Para tanto, conta com convênios e apoio de órgãos públicos e privados, tais como: SEMA, INSTITUTO DAS ÁGUAS, ADAPAR, IAP, IBAMA, POLÍCIA AMBIENTAL, INPEV e EMATER. 


Empresas associadas.

Aduplan; Agrícola Horizonte; Agropar; C.Vale; Contiagro; Copagril; Copacol; Cooatol; Agro MR; Alba Agrícola Santo Grão; Integrada; I.Riedi; Siloti; Souza Cruz; Tertulia e D&G Insumos Agrícola Ltda.

Segundo Olívio Meneghel, responsável técnico da Associação; Praticamos atividades ambientais corretas não somente para atender os requisitos legais e, sim, por serem ações necessárias para sustentabilidade do Planeta.

 

ARDEFA teve como Presidentes.


-Ronaldo João Vendrame (2001 a 2003). 
-Armando Lang (2003 a 2007). 
-Olivio Meneghel (2007 a 2011).
-Luiz Carlos Paludo (2011 a 2015). 
-Ronaldo João Vendrame (2015 a 2017).
-Carlos Alberto Konig (atual presidente 2017 a 2019).

ARDEFA possui 18 colaboradores na EQUIPE;  O primeiro funcionário da ARDEFA foi o atual Gerente Eliseu Lopes Dos Santos que conclui:

“ Nossas realizações são modestas diante de tantas outras que existem; mas somado a novas que ainda virão; orgulhamos de fazer parte dessa história “


Galeria