Atlético é o time que mais goleou no Brasileirão

0 0 Fonte: tribunapr.com.br Esportes
Pablo é o artilheiro do Furacão, mas Léo Pereira, Zé Ivaldo e Wellington também já marcara. Quase todo o elenco é o responsável pelos placares elásticos conquistados. Foto: Jonathan Campos

Pablo é o artilheiro do Furacão, mas Léo Pereira, Zé Ivaldo e Wellington também já marcara. Quase todo o elenco é o responsável pelos placares elásticos conquistados. Foto: Jonathan Campos

Atlético vem mostrando neste Campeonato Brasileiro que tem faro de gol. Em décimo lugar na classificação, o Furacão tem, ao lado do Grêmio, o quinto melhor ataque da competição, com 37 gols, atrás apenas de Atlético-MG (47), Palmeiras (43), Flamengo (41) e São Paulo (39).

 

Números que aumentaram principalmente após o técnico Tiago Nunes ter assumido o comando da equipe. Com o atual treinador, foram 27 gols marcados em 16 partidas, contra apenas dez na era Fernando Diniz, em 12 jogos. Além disso, o Rubro-Negro é, até aqui, o clube que mais aplicou goleadas no Brasileirão.

No total, foram cinco duelos que o Atlético venceu por pelo menos três gols de diferença: 5×1 sobre a Chapecoense, logo na primeira rodada, ainda com Diniz no time, 4×0 no Vitória e no América-MG e 3×0 no Flamengo e no Paraná Clube. Todos os resultados conquistados na Arena da Baixada.

Aliás, como mandante o Rubro-Negro está implacável. Tem o melhor ataque do Campeonato Brasileiro quando joga em casa, com 33 gols. Ou seja, 89,1% dos gols da equipe em toda a competição foram marcados diante da torcida, o que comprova que o ’fator Arena’ vem fazendo a diferença.

Tanto que os outros times que mais golearam no campeonato foram Internacional, Palmeiras, Flamengo, Santos, Grêmio e Atlético-MG, com três vitórias por três ou mais gols cada um. Uma diferença significativa para quem está no meio da tabela e até pouco tempo bem ameaçado pelo rebaixamento.

Artilharia dividida

Os bons números do Rubro-Negro tem como responsável a forma ofensiva de a equipe jogar e também a coletividade. Embora Pablo, com 11 gols e na briga pela artilharia do Brasileirão, puxe esta lista, no total 16 jogadores do Atlético já balançaram as redes.

Além de Pablo, Raphael Veiga (seis gols), Marcelo Cirino (3), Guilherme, Thiago Carleto e Nikão (2), e Ederson, Rony, Paulo André, Matheus Rossetto, Wellinton, Léo Pereira, Thiago Heleno, Marcinho, Jonathan e Zé Ivaldo (1) também deixaram suas marcas. Destes, Carleto e Ederson já nem fazem mais parte do elenco atleticano.

De qualquer maneira, a produtividade e o aproveitamento ofensivo do Atlético melhorou nos últimos jogos e vai aproveitando as oportunidades, sem recuar após abrir o placar.

Confira a classificação completa do Brasileirão

“Nossa equipe tem como característica tentar buscar o gol, ainda mais dentro de casa, pressionando o adversário e tentar finalizar o máximo de bolas possível. Mostra que o grupo, além da qualidade das finalizações, de buscar o gol, também é um grupo cooperativo, que um atleta dá assistência para outros. Isso mostra que o grupo não está preocupado em quem faz os gols”, afirmou o técnico Tiago Nunes.