Croácia vira sobre Inglaterra, vai à final e reencontrará França

11 Jul 2018 Fonte: Uol Esportes
Croácia vira sobre Inglaterra, vai à final e reencontrará França

Croácia vira sobre Inglaterra, vai à final e reencontrará França

A Croácia disputará uma final de Copa do Mundo pela primeira vez em sua história. Nesta quarta-feira (11), a equipe virou sobre a Inglaterra na prorrogação por 2 a 1, em Moscou, e se garantiu na decisão como adversária da França, uma velha conhecida. Os franceses foram os responsáveis por derrubar o sonho croata em 1998, na semi.

Trippier abriu o placar com um golaço de falta no início da partida, mas Perisic empatou e levou o jogo para o tempo extra. Mandzukic, que tinha feito partida apagada durante os primeiros 90 minutos, fez o heroico gol da vitória.

A final acontece no domingo, 15 de julho, às 12h (de Brasília). A Croácia leva pequena desvantagem por ter jogado três partidas com prorrogação. Somando os 90 minutos de tempo extra que os croatas encararam até aqui, é possível dizer que jogaram “uma partida a mais” que a França.

Além disso, a Croácia terá um dia a menos de recuperação até domingo, já que os franceses disputaram a semifinal antes. As duas seleções, porém, pouparam atletas na última rodada da fase de grupos.

Mesmo quando ainda era Iugoslávia, a nação croata tinha o quarto lugar em 1930 e 1962 como seus melhores resultados. Ou seja, com a ida à final, a Croácia já atinge seu melhor resultado em Copas da história.

A Inglaterra teve seu sonho do bicampeonato frustrado, mas terá a chance de brigar com a Bélgica pelo terceiro lugar do torneio em 14 de julho, às 11h.

 Dan Mullan/Getty Images

Imagem: Dan Mullan/Getty Images

Se apenas os primeiros 90 minutos fossem avaliados, Mandzukic seria um dos destaques negativos da partida. Mas os 30 minutos extras mudaram tudo. No fim do primeiro tempo da prorrogação, o atacante quase marcou após cruzamento de Perisic. Quase.

O "quase" se concretizou na segunda parte da prorrogação, logo aos dois minutos. Depois de um levantamento de Pivaric, Rakitic desviou para a área, surpreendeu Pickford e deixou Mandzukic em condição de virar o placar.