Curativo para tratamento de queimaduras

15 Mai 2019 Fonte: Web Foco Destaques
Curativo para tratamento de queimaduras

Curativo para tratamento de queimaduras

As queimaduras são lesões recorrentes e muito doloridas, por isso é fundamental que os profissionais responsáveis pelo tratamento de feridas e curativos - especialmente de queimaduras - saibam fazer curativos adequados para cada grau de queimadura.

O tipo mais comum de queimaduras é a queimadura térmica, geralmente causadas por fogo, líquidos quentes ou ferventes, vapor, objetos quentes e o sol. Essas queimaduras podem chegar a segundo ou até terceiro grau.

Mas o que fazer para cuidar desses ferimentos? Qual o tratamento de feridas mais adequado? Para saber, continue acompanhando.

 

Lesões de queimadura: 1° grau

Queimaduras de 1° grau atingem somente a superfície da pele e tem as seguintes características: pele avermelhada, inchaço e dor.

Nesses casos não aparecem bolhas e podem ser tratadas em casa. Você precisará lavar a região com água bem gelada para resfriar a pele e se livrar de microorganismos.
Depois, faça uma compressa gelada e coloque sobre a ferida (se for queimadura de sol pode mergulhar uma toalha em água gelada).

Por fim, passe um creme hidratante para ajudar na recuperação da pele. Evite qualquer outro tipo de produto - como vaselinas ou pasta de dente -, porque podem piorar ainda mais a situação.

 

Lesões de queimadura: 2° grau

Diferente das queimaduras apresentadas acima, as de 2° grau são mais delicadas - já que podem atingir a camada da derme.

Para identificar as queimaduras de 2° grau, saiba que as características desse nível são: bolhas, vermelhidão, manchas na pele, inchaço e dor. Se os dois últimos sinais estiverem em evidência, pode ser que tenha acontecido um desprendimento das camadas da pele.

As medidas adequadas para primeiros socorros são: deixar escorrendo água fria por no mínimo 10 minutos e em seguida aplicar gazes molhadas na região durante 48h, sem esquecer de ir trocando sempre que for necessário.

Para prosseguir o tratamento, passe a usar pomada de sulfadiazina de prata junto com gazes secas e finalize enfaixando o local com ataduras para que a região machucada não seja contaminada, nem infeccionada.

Se aparecer bolhas, evite estourá-las. Sabendo que nem todo mundo consegue por conta da região em que a bolha nasce, recomendamos que (em último caso) estoure a bolha com uma agulha esterilizada ou nova com embalagem intacta. 

Vale destacar que se o tamanho da queimadura for maior que um palmo, é preciso ir imediatamente ao pronto-socorro a procura de tratamento de feridas enfermagem.

 

Lesões de queimaduras: 3° grau
Essas queimaduras de 3° grau são um dos níveis mais graves, porque chegam ao ponto de atingir todas as camadas da pele ou até mesmo nos ossos.
Diferente do que muitos pensam, provocam pouca ou quase nenhuma intensidade de dor, mas a pele fica branca/carbonizada.

Não há nenhum tratamento de feridas no domicilio indicado para esse tipo de queimadura, portanto, é preciso ir direto em busca de enfermeiros e técnico em enfermagem especialistas em tipos de feridas e tratamento.
Antes do atendimento de profissionais, não coloque nada sobre a queimadura ou use qualquer produto na região!

Na maioria das vezes, pacientes com queimaduras de 3° grau ficam internados para repor líquido no corpo, fazer exames e enxertos de pele.