Drones que facilitam trabalhos de campo são destaques em feira

13 Fev 2020 Fonte: Canal Rural Agricultura e Pecuária
Drones que facilitam trabalhos de campo são destaques em feira

Drones que facilitam trabalhos de campo são destaques em feira

A casa safra, o produtor rural conta com novidades que facilitam os trabalhos de campo. O 25º Show Tecnológico da Copercampos, realizado em Campos Novos (SC) de 11 a 13 de fevereiro, traz algumas, entre elas um drone de 1,2 metro de diâmetro, específico para a área de biotecnologia.

Microvespas são transportadas pelo equipamento para serem depositadas no campo. O objetivo é criar um novo hospedeiro e interromper o desenvolvimento da praga logo no início do ciclo. “São inimigos naturais. Então ela localiza na lavouras os ovos e coloca os seus dentro deles, nascendo assim outra microvespa e não uma lagarta”, explica o engenheiro agrônomo Glauco Matiolo.

Outro drone trazido dos Estados Unidos faz o monitoramento digital das plantas daninhas nas lavouras. O equipamento chega a 120 metros de altura e fotografa a área afetada. “Reconhece os locais com mais problemas e gera um mapa que pode ser exportado para o pulverizador. Aí o produtor pode aplicar somente nesse lugar”, diz Mauricio Fritsch, consultor digital da Basf.

Nesta edição, 150 expositores participam do Show Tecnológico da Copercampos. Empresas de plataforma digital demonstram as novidades em plena feira. “Estamos totalmente ligados à tecnologia e na agricultura ela está disponível para auxiliá-lo”, afirma o coordenador de eventos da cooperativa, Fabrício Hennigen.