Emprego na construção civil supera média nacional no Paraná

14 Jan 2020 Destaques
Emprego na construção civil supera média nacional no Paraná

Emprego na construção civil supera média nacional no Paraná (Foto: Josue Isai Ramos Figueroa )

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR) divulgou no fim de 2019 os números que mostram o panorama do setor em todo o estado e os resultados foram animadores: a alta da construção civil no Paraná foi maior do que a média nacional. O crescimento no número de empregos gerados foi de 8%, três pontos percentuais a mais do que a média do país.

Ao todo, em 2019, foram gerados 134 mil postos de emprego na construção civil no estado. O presidente do Sinduscon, Rodrigo José Assis, declarou em entrevista à rádio CBN que esse crescimento se deve a baixa na taxa CELIC, que proporciona mais crédito imobiliário e faz com que os imóveis possam ser adquiridos com parcelas menores pelo consumidor, estimulando a construção de novos empreendimentos.

Junto às taxas menores, soma-se o bom momento econômico que o estado do Paraná vive, sendo líder nacional em produção industrial, o que impulsiona a economia e atrai novos compradores de imóveis e, consequentemente, mais construções. A indústria paranaense cresceu 6,5% entre janeiro e agosto do último ano.

Somente na capital, Curitiba, mais de 43 mil vagas foram criadas. O número de empregos gerados no ramo puxa toda a economia nacional para frente: um a cada cinco empregos criados no Brasil em 2019 foi na construção civil.

Em 2018 já foi sentida uma pequena melhora no setor, mas o segundo trimestre de 2019 foi um marco nessa alta, pois foi o primeiro trimestre que registrou crescimento após cinco anos de quedas consecutivas. O crescimento ainda está em passos lentos, acompanhando o ritmo pós-recessão econômica, mas a expectativa é que a alta continue em 2020.

Expectativa de empregos na área para 2020

É esperado que o número de empregados no setor cresça 3% este ano. Como não é uma alta exorbitante, a expectativa é de que não haja uma explosão de empregos no ramo, mas sim diversas oportunidades pontuais para profissionais qualificados. Quem já tem experiência na construção civil sairá na frente e terá chances de conseguir o sonhado emprego neste ano.

Se você deseja ingressar na área e aproveitar o bom momento do setor no Paraná, é importante estar constantemente atualizado. Também de acordo com o presidente do Sinduscon-PR, a maior tendência da construção civil atualmente é a de construções sustentáveis, principalmente energeticamente – e o público interessado nessas inovações não para de crescer.

Além do constante aperfeiçoamento e experiência, também é essencial ser um profissional completo e que saiba fazer uso das mais diversas ferramentas de trabalho, desde as mais simples, como saber escolher e lidar com um martelete, até as mais elaboradas e tecnológicas, como os aplicativos de aumento de produtividade. Considerando as expectativas, quem tiver essas qualidades não passará o ano sem emprego.