Estudantes de Palotina recebem menção honrosa em prêmio de ciência nacional com projeto de reflorestamento

20 Nov 2020 Destaques
Samsung Newsroom Brasil / Mário Araújo Gerente de atendimento

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Alunas do Paraná criam foguete de PVC para ajudar replantio em área desmatada por queimadas

O projeto é um dos semifinalistas no programa Respostas para o Amanhã, da Samsung, e pode reflorestar 284 m² ao custo de R$ 450

 

Três alunas do 1º ano do Ensino Médio de uma escola na região oeste do Paraná desenvolveram minifoguetes de PVC capazes de reflorestar áreas desmatadas a baixíssimo custo. O projeto é semifinalista do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa global da Samsung que desafia alunos e professores da rede pública de ensino de todo o país a desenvolverem soluções para problemas locais com experimentação científica e/ou tecnológica por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O protótipo é fruto de um programa de inclusão feminina do Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo, de Palotina, cidade com cerca de 31 mil habitantes no Paraná. A motivação veio de um desastre ambiental local. Na região de Altônia, em 2019, um incêndio queimou 68% do total de uma área de preservação ambiental, chamado Ilha Grande. A partir desse diagnóstico, o foco do trabalho do professor Emmanuel Zullo Godinho e suas estudantes passou a ser a criação de uma ferramenta de semear para uma região com condições financeiras desafiadoras.

“Nossa primeira preocupação foi trabalhar com meninas, para inclusão de mulheres em novos projetos e ajudar a acabar com a desigualdade. Uma queimada de 78 mil hectares de uma reserva ambiental no Oeste do Paraná no ano passado, afetando fauna e flora, nos motivou a ajudar nesse complicado processo de reflorestamento, já que na área não podem entrar nem plantadeiras nem pessoas. Veio, então, a ideia de usar minifoguetes”, disse Emmanuel Zullo Godinho, que é professor de solos e produção vegetal no ensino técnico agropecuário do colégio.

Os materiais utilizados nos minifoguetes e para seus lançamentos são de simples aquisição: cola, lixa, parafuso de rosca, um cano de PVC (25 centímetros), duas arruelas de 32 mm, um redutor de cano 20×25, suporte e soquete opcionais, bicarbonato de sódio, fita de vedação, uma moeda de R$ 0,25, tampão de 25×32, funil, mangueira, ignitor pirotécnico, uma pilha de 9 volts, base para soltura e extensão elétrica. O projeto é de levar sementes de pitanga (por ser uma fruta, tem potencial para atrair animais) e ipê (árvore de fácil germinação e capaz de criar um microclima ideal para o desenvolvimento de outras plantas).

“Nosso protótipo é de PVC, eficiente na emissão das sementes. Cada minifoguete promove uma espécie de chuva de sementes: sobe até 300 metros de altura, se desencaixa e a peça com as sementes desce como se fosse um paraquedas, espalhando as sementes. O projeto é de baixíssimo custo. Calculamos que cada lançamento custe R$ 50. Na nossa estimativa, com o projeto, seria possível reflorestar uma área de 284 m² por R$ 450”, indicou o professor Emmanuel Zullo Godinho.

Em sua sétima edição, o Prêmio Respostas para o Amanhã mobilizou 1749 estudantes, 997 professores e 303 escolas públicas de diferentes cidades e estados do País. Foram avaliados 521 projetos, sendo 202 (38,8%) da região Sudeste, 174 (33,4%) do Nordeste, 81 (15,5%) do Norte, 37 (7,1%) do Centro-Oeste e 27 (5,2%) do Sul. Os temas mais explorados foram educação, infraestrutura urbana ou rural (com soluções para mobilidade e acessibilidade) e saúde (projetos envolvendo bem-estar, alimentação e combate à fome).

“A proposta vinda de Palotina, de incluir meninas no meio científico e de atender a demandas atuais e importantes, como a necessidade do reflorestamento, mostra o potencial do Prêmio Respostas para o Amanhã. As jovens desenvolveram uma solução com materiais de fácil acesso para ajudar no crescimento econômico regional depois de um desastre ambiental, em uma ideia que trabalha educação e inovação de forma conjunta”, declarou Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

“A escola é um equipamento público que está presente em todo o território nacional. Projetos como esse mostram como a escola pode ter um papel fundamental na inovação e no desenvolvimento humano dos territórios, ao promover a aprendizagem e, ao mesmo tempo, transformar a realidade de seu entorno”, disse Ana Cecília Chaves Arruda, Coordenadora de Projetos do CENPEC Educação, instituição que faz a coordenação técnica do Prêmio Respostas para o Amanhã.

Fase de inscrição

Entre março e agosto, professores das áreas de Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias puderam inscrever equipes compostas de três a cinco estudantes da mesma classe do Ensino Médio. Foram apresentados projetos que diagnosticam demandas reais e apresentam soluções para contribuir com a melhoria de vida das pessoas. Cada um dos 20 semifinalistas contará com o apoio de mentoria online para o desenvolvimento da proposta. Em outubro, serão anunciados os 10 finalistas, que receberão mentoria online para o desenvolvimento dos protótipos. Os vencedores nacionais e por júri popular serão conhecidos em novembro.

Iniciativa de Cidadania Corporativa da Samsung, o Prêmio Respostas para o Amanhã está no Brasil desde 2014, envolvendo, ao longo de sete edições, 162.906 estudantes, 15.803 professores e 5.036 escolas públicas em 8.113 projetos inscritos. O programa faz parte do conjunto de projetos capitaneado pela visão global da marca “Together for Tomorrow! Enabling People”, que busca capacitar futuras gerações para alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação.

O programa conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Para mais informações, acesse o site https://respostasparaoamanha.com.br/ ou baixe o aplicativo do Respostas para o Amanhã na Play Store.

FONTE: Samsung Newsroom Brasil / Mário Araujo
Gerente de atendimento

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Respostas para o Amanhã: estudantes de escola pública do Ceará são os vencedores da sétima edição do programa

Projeto que desenvolveu um robô semeador para agricultura familiar foi o primeiro colocado como vencedor nacional; colégios de Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte foram escolhidos por votação popular

 Estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, de Cascavel, do Ceará, são os grandes vencedores nacionais da sétima edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, programa global da Samsung que desafia alunos e professores da rede pública de ensino de todo o país a desenvolverem soluções para problemas locais com experimentação científica e/ou tecnológica por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O anúncio foi feito em evento online apresentado por Felipe Castanhari nos canais da Samsung Brasil e do Prêmio Respostas para o Amanhã no YouTube. Todos os resultados também estão divulgados no site oficial da iniciativa.

O primeiro colocado entre os vencedores nacionais foi o projeto “Vespertílio 01- robô semeador para a agricultura familiar”, que desenvolveu um robô, montado com materiais recicláveis e movido à energia solar, capaz de auxiliar os produtores no plantio de sementes. A iniciativa teve como objetivo oferecer benefícios para a agricultura familiar através do aumento de produção com menor esforço físico, gerando ainda ampliação da oferta de alimentos por um menor custo à sociedade e reduzindo os impactos ao meio ambiente. Além de prêmios já recebidos, como notebooks, e mentorias técnicas, cada estudante da equipe ganhará um smartphone Samsung, enquanto a escola levará uma Smart TV Samsung.

E o resultado de 2020 comprova a capacidade dos jovens de Cascavel no desenvolvimento de soluções com experimentação científica e/ou tecnológica. Além do vencedor, a cidade tem um representante na segunda colocação: o projeto “CapSeed: Revestimento de Sementes com Goma Sustentável”, de estudantes da Escola Ronaldo Caminha Barbosa, que sintetizaram um revestimento inovador para prolongar a vida útil de sementes durante o armazenamento. O prêmio é uma Smart TV Samsung ao colégio e um tablet Samsung para cada estudante da equipe. Os projetos repetem o feito que Cascavel atingiu em 2019, quando escolas da cidade também ocuparam os dois primeiros lugares do programa da Samsung.

“O Prêmio Respostas para o Amanhã tem como objetivo estimular os jovens a desenvolverem criatividade para soluções de desafios da vida real, aprimorando habilidades para uma transformação social positiva. O projeto desenvolvido pelos estudantes em Cascavel cumpre o objetivo do programa em atender a importante demanda local. É mais um resultado inspirador e que nos orgulha ao longo de uma década de atuação da Samsung com Responsabilidade Social no Brasil, guiados pela visão global ‘Together for Tomorrow! Enabling People’ para capacitar as futuras gerações a alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação”, afirmou Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

“A qualidade do projeto que desenvolveu o robô semeador reflete, por um lado, o compromisso dos educadores com a educação pública e, por outro, o compromisso dos jovens estudantes com seu próprio aprendizado e com a criação de um futuro mais inovador e sustentável. Em um momento de distanciamento social necessário, a equipe da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz encontrou caminhos para manter o trabalho coletivo e a investigação e a experimentação científicas como parte do processo educativo. Essa experiência precisa ser conhecida e reconhecida em todo o Brasil”, avaliou Anna Helena Altenfelder, Presidente do Conselho e Diretora Executiva interina do CENPEC Educação, organização que realiza a coordenação técnica do Prêmio.

Em 2020, a terceira colocação do Prêmio Respostas para o Amanhã foi de estudantes do Instituto Federal de Pernambuco, no Recife, com o projeto “Materiais à base de grafeno sintetizados eletroquimicamente para remoção de corantes têxteis usados no polo de confecção do Agreste Pernambucano”, que ajuda na remoção de corantes têxteis e minimiza danos ambientais. A escola ganhará uma Smart TV Samsung e cada aluno da equipe receberá um Smartwatch Active Samsung.

A comissão avaliadora do Prêmio Respostas para o Amanhã também decidiu fazer uma menção honrosa ao projeto “Reflorestamento utilizando minifoguetes: Pitanga e Ipês”, no qual alunas do Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo, de Palotina, região oeste do Paraná, desenvolveram minifoguetes de PVC capazes de reflorestar áreas desmatadas a baixíssimo custo.

Os 10 projetos finalistas desta sétima edição do Prêmio Respostas para o Amanhã receberam mentoria online desde setembro, quando foram divulgados os 20 semifinalistas. A escolha dos vencedores foi feita por uma comissão, que avaliou com base em uma novidade nesta edição: a Mostra Respostas para o Amanhã, realizada em 18 de novembro, quando as equipes apresentaram seus projetos.

Júri Popular

Além da comissão avaliadora, também houve votação popular, entre os dias 12 e 18 de novembro, para escolher três projetos, e os vencedores foram a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marconi Coelho Reis, de Cascavel, no Ceará, que foi a grande vencedora nacional do programa em 2019 e, neste ano, ganhou no júri popular com o projeto “BAP: Biocompósito para Adsorção de Poluentes”, que utilizou resíduos agroindustriais de abóbora como um biocoagulante facilitador do tratamento da água; a Escola de Referência em Ensino Médio de Ipojuca, em Pernambuco, com o projerto “Análise do efeito de plantas medicinais para a produção de Biorrepelente em difusor elétrico e larvicida orgânico no combate a mosquitos hematófagos”, que desenvolveu aromatizante e larvicida à base de canela e hortelã para combater o mosquito Aedes aegypti; e Escola Estadual de Tempo Integral Tristão de Barros, em Currais Novos, no Rio Grande do Norte, com o projeto “Telha Térmica a base de materiais recicláveis: uma alternativa as moradias do sertão de Currais Novos/RN”, que desenvolveram telhas com gesso e palha de coqueiro.

O troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular” será entregue aos colégios eleitos pelo público, e cada um dos estudantes envolvidos no projeto ainda receberá um fone de ouvido Samsung Buds+. Foram mais de 88 mil votos.

Nas fases anteriores, cada professor orientador e até dois professores parceiros dos 20 projetos semifinalistas receberam um notebook Samsung, e os orientadores dos 100 primeiros projetos considerados aptos ganharam um Kit Arduino Samsung.

Respostas para o Amanhã 2020

Mesmo em um cenário atípico de distanciamento social, o programa atraiu 1749 estudantes, 997 professores e 303 escolas públicas diferentes somente nesta sétima edição. Os temas mais explorados foram educação, infraestrutura urbana ou rural (com soluções para mobilidade e acessibilidade) e saúde (projetos envolvendo bem-estar, alimentação e combate à fome).

Iniciativa global da área de Cidadania Corporativa da Samsung, o Prêmio Respostas para o Amanhã está no Brasil desde 2014, envolvendo, ao longo de sete edições, 162.906 estudantes, 15.803 professores e 5.036 escolas públicas em 8.113 projetos inscritos. O programa conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Curso STEM online

O aplicativo do Prêmio Respostas para o Amanhã, disponível para download na Play Store, também oferece o Curso STEM, totalmente online e gratuito. Em seis módulos, com carga horária total de 20 horas e direito a certificação, tem como objetivo auxiliar educadores a estimular alunos constantemente com a mesma eficiência do programa global da Samsung, utilizando uma abordagem atual e inovadora.

O Curso STEM estimula o desenvolvimento de um ensino e aprendizado de ciências inovador, criativo e investigativo, considerando as demandas cotidianas dos estudantes para estimular neles o protagonismo na busca por conhecimentos. Assim, os módulos tratam de ensino de ciências no primeiro módulo e avanços focados em STEM nas etapas seguinte, falando sobre abordagem, projetos, aprendizagens, plano de projeto e avaliação.

É possível acessar os conteúdos quando quiser, sem tempo determinado para completar cada módulo nem prazo para realizar o curso, mas a abertura do módulo seguinte depende da finalização do anterior. São oferecidas leituras, reflexões e atividades, além de uma biblioteca com as referências utilizadas na formatação do curso. A proposta é auto formativa, sem mediador da aprendizagem, mas é possível tirar dúvidas por meio do faleconosco@respostasparaoamanha.com.br.

Confira os vencedores do Prêmio Respostas para o Amanhã de 2020:

Vencedores nacionais

1º lugar
EEEP Edson Queiroz
Vespertílio 01- robô semeador para a agricultura familiar
Cascavel (CE)

2º lugar
EEM Ronaldo Caminha Barbosa
CapSeed: Revestimento de Sementes com Goma Sustentável
Cascavel (CE)

3º lugar
IFPE – Campus Recife
Materiais à base de grafeno sintetizados eletroquimicamente para remoção de corantes têxteis usados no polo de confecção do Agreste Pernambucano
Recife (PE)

Menção honrosa
CAE Adroaldo Colombo
Reflorestamento utilizando minifoguetes: Pitanga e Ipês
Palotina (PR)

Júri popular

EEMTI Marconi Coelho Reis
BAP: Biocompósito para Adsorção de Poluentes
Cascavel (CE)

IFPE – Campus Recife
Materiais à base de grafeno sintetizados eletroquimicamente para remoção de corantes têxteis usados no polo de confecção do Agreste Pernambucano
Recife (PE)

EE Tristão de Barros
Telha térmica a base de materiais recicláveis: uma alternativa as moradias do sertão de Currais Novos/RN
Currais Novos (RN)

Confira os vencedores das edições anteriores do Prêmio Respostas para o Amanhã:

  • 6ª edição (2019)
    EEMTI Marconi Coelho Reis

Desenvolvimento de biofilme a partir da Psidium guajava para aplicações diversas

Cascavel (CE)

  • 5ª edição (2018)
    IFRS – Campus Osório

BCA: biossorvente da casca de arroz para remoção de metais da água de poço do litoral norte gaúcho

Osório (RS)

  • 4ª edição (2017)
    EIEEFM Sertanista José do Carmo Santana

Plantas medicinais do Povo Paiter: resgatando o conhecimento tradicional

Cacoal (RO)

  • 3ª edição (2016)
    ETEC Eng. Agrônomo Narciso de Medeiros

Projeto Implantação do cultivo de palmito juçara e pupunha pela cooperativa dos alunos, para reflorestamento de mata atlântica e geração de renda para a aldeia indígena Itapuã – Tupi Guarany no Vale do Ribeira – SP

Iguape (SP)

  • 2ª edição (2015)
    Colégio Estadual Dom Veloso
    Avaliação da atividade da moringa oleífera no tratamento da água na zona rural
    Itumbiara (GO)
  • 1ª edição (2014)
    EE Tristão de Barros
    Equilíbrio – para uma inclusão sustentável e um meio ambiente melhor
    Currais Novos (RN)

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

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Sobre o CENPEC Educação

O CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 1987 para contribuir com      a redução das desigualdades no país e com      a melhoria da qualidade da educação pública, desenvolvendo projetos, pesquisas, metodologias, tecnologias educacionais inovadoras, formações e assessoria a políticas públicas.

FONTE: Samsung Newsroom Brasil / Mário Araujo
Gerente de atendimento

Via https://portalboanoticia.com.br/