I Conferência sobre segurança alimentar e nutricional acontece no dia 14 em Palotina

11 Jun 2019 Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Palotina Destaques
I Conferência sobre segurança alimentar e nutricional acontece no dia 14 em Palotina

I Conferência sobre segurança alimentar e nutricional acontece no dia 14 em Palotina

 

O COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional) realiza na próxima sexta-feira, dia 14, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a I Conferencia Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional com o tema “Comida no Campo e na Cidade. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Palotina.

A programação terá início às 13h com o credenciamento dos participantes. Na ocasião os debates serão sobre três eixos temáticos: Alimentação como princípio de existir, desafios e possibilidades na construção da política pública e a geografia da fome e o desperdício de alimentos. Às 16h acontece a plenária final com a apresentação e aprovação das propostas elaboradas pelos grupos, e eleição e referendo dos delegados (titular e suplente) para a conferência regional.

As Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional são espaços amplos e democráticos de reflexão, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as várias políticas setoriais envolvidas, como a da assistência social; de educação; de saúde; da agricultura; do meio ambiente, para citar apenas algumas.

A principal característica dessas conferências é reunir representantes do governo e da sociedade civil organizada para debater os principais desafios e decidir as prioridades para as políticas públicas que refletem no direito humano à alimentação adequada, além de dar corpo e diretrizes ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar – SISAN, publicado como lei em 2006, mas que ainda carece de estruturação e de articulação entre as diferentes esferas e áreas de inserção, como a saúde, educação, proteção dos direitos das comunidades tradicionais e o abastecimento.