Milho: Paraná já tem lavouras com perdas de 50% no potencial produtivo

6 Abr 2020 Fonte: Canal Rural Agricultura e Pecuária
Paraná já tem lavouras com perdas de 50% no potencial p

Paraná já tem lavouras com perdas de 50% no potencial p

O mercado do milho começa a semana atento aos problemas climáticos que algumas regiões do país estão enfrentando. De acordo com a consultoria Safras & Mercado, áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo passam por situação complicada, com falta de chuvas.

O analista de mercado Paulo Molinari afirma que a empresa já reduziu a expectativa de potencial produtivo em algumas localidades. “Já temos cortes de potencial produtivo em áreas para cima de Toledo (PR) que está afetada. Alguns produtores falam em perda no potencial em 50%”, comenta.

Molinari relata que a situação é parecida em Mato Grosso do Sul, onde agricultores já indicaram perdas na produtividade em até 30% e no norte do Paraguai. “Tem previsão de chuva para hoje [segunda] e amanhã [terça]. Hoje choveu no extremo oeste do Paraná e vamos ver se ajuda as lavouras”.

Comercialização

Segundo a Safras & Mercado, a comercialização do grão segunda safra atingiu 31% no Centro-Sul, valor acima do mesmo período do ano passado. “Poderia estar até mais avançada, mas os produtores não sabem quanto vão colher por conta dessa estiagem desde fevereiro”, destaca.

Ele ressalta ainda que os produtores de Mato Grosso aproveitaram para avançar com as vendas e os de Goiás também, mas com maior ritmo no início da safra.