Morre Gerson Catalan, médico veterinário que lutou pelo status sanitário de SC

19 Fev 2021 Fonte: Por Canal Rural Agricultura e Pecuária
Gerson Catalan. Foto: divulgação

Gerson Catalan. Foto: divulgação

Morreu na madrugada desta sexta-feira, 19, em Xanxerê (SC), o médico veterinário Gerson Catalan, um dos principais responsáveis pela conquistas do status sanitário de Santa Catarina como área livre de aftosa sem vacinação.

Catalan foi extensionista rural da extinta Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Santa Catarina, diretor da empresa de alimentos Seara, fundador e atualmente atuava como conselheiro técnico do Instituto Catarinense de Defesa Agropecuária (Icasa).

O médico faleceu em decorrência da Covid-19, aos 77 anos, deixando a esposa Tânia Catalan e dois filhos. O sepultamento ocorrerá no jazigo da família, em Chapecó.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP DO PORTAL PALOTINA
SE VOCÊ JÁ ESTA EM U GRUPO DO PORTAL NÃO TEM NECECIDADE DE ENTRAR

Entidades lamentem a morte de Gerson Catalan

A Associação Catarinense de Avicultura (Acav), o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne) e a Associação das Indústrias de Carnes e Derivados em Santa Catarina (Aincadesc) emitiram notas oficiais lamentando a perda para no setor da agroindústria.

“A presidente do Sindicarne, Irani Pamplona Peters, e o presidente da Acav, José Antonio Ribas Júnior, declararam que o Dr. Catalan tem o imorredouro agradecimento de todos aqueles que atuam nas cadeias produtivas da proteína animal em território catarinense. Dr. Catalan foi e será sempre uma referência na área de sanidade animal”, enfatizou a nota.

Já o conselheiro executivo do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa) Osvaldo Miotto Júnior disse que “o agronegócio catarinense e brasileiro – especialmente os setores de aves e suínos – perde um grande líder, de muita dedicação que trabalhou tenazmente para Santa Catarina obter e manter o melhor status sanitário.”