MULHERES QUE INSPIRAM: Elice Balsan professora da comunidade de La Salle

14 Jun 2018 Fonte: Eleci Donin Destaques
Elice Balsan é nascida em Erechim (RS), tem 78 anos de idade, mãe de quatro filhos, reside na La Salle, é professora aposentada.

Elice Balsan é nascida em Erechim (RS), tem 78 anos de idade, mãe de quatro filhos, reside na La Salle, é professora aposentada. (Foto: Vivian Campos )

Elice Balsan é nascida em Erechim (RS), tem 78 anos de idade, mãe de quatro filhos, reside na La Salle, é professora aposentada.

Em 1968, veio de Erechim e lecionou na Escola da La Salle por um período de 22 anos. As salas eram multisseriadas, de até três turmas simultâneas, atendendo uma faixa etária de 6 a 15 anos. As turmas chegavam a ter 43 alunos. As escolas não tinham um espaço físico específico, as aulas eram ministradas no pavilhão da igreja.

Aposentou aos 47 anos de idade como professora. Em 1990 passou no concurso para Agente Comunitário de Saúde, nessa função atendeu durante 15 anos as comunidades da La Salle, Aliança e São Sebastião sempre tendo como parceiros a Pastoral da Criança, Clube do Idoso e o programa para gestantes, até 2014.

Elice sempre participou ativamente, quer na coordenação ou não, apoiando os grupos organizados: Clube de Mães, Melhor Idade, Igreja e Associação dos Moradores.

Na questão da saúde foi referência. Fez da sua casa, por muito tempo, um local para atender os que precisavam dos seus cuidados: aplicação de injeção, aferição de pressão, reuniões com pacientes, entrega de remédios, inalação, confecção de enxovais para bebê, curativos... Sempre dispensando muita atenção e carinho aos que a procuravam.

Lembra de que seu nome sempre foi referência no acompanhamento de gestantes e bebês recém-nascidos. Acredita que o papel da mulher na sociedade “é ajudar a todos sem distinção, sem olhar a quem vai ou está ajudando”.

Como hobbie tem os trabalhos manuais, a caminhada e a hidroginástica. Continua participando do Grupo da Melhor Idade e do Clube da Mulher e realiza, quando necessário, inalação, aferição da pressão e curativos, qualidades que foram sua marca durante toda sua vida, e viu nessa atividade sua participação voluntária em prol de quem dela necessita.