O desafio de produzir mais

19 Mai 2017 Agricultura e Pecuária
O desafio de produzir mais

O desafio de produzir mais

Um trabalho de acompanhamento e recomendações técnicas realizado pela assistência agronômica da C.Vale resultou em ganho de produtividade para associados da C.Vale de Rio Brilhante (MS). O engenheiro agrônomo Jeferson Salatti prestou assistência a três associados para a realização de uma iniciativa visando alcançar altos rendimentos de soja na safra 2016/17. Para isso, ele dividiu o trabalho em oito diretrizes, envolvendo preparo do solo, definição de cultivares, tratamentos químicos, regulagem de máquinas e implementos, e análise de retorno.

Salatti conduziu o projeto piloto em um total de 2.671 hectares de soja nas quatro propriedades. Durante o ciclo da soja, ele visitou, em média, 13 vezes, cada área para verificar as condições das plantações e fazer recomendações de manejo. Ele explica que, com o preparo antecipado das áreas foi possível controlar melhor as plantas daninhas e, posteriormente, com a cultura já implantada, combater com maior eficiência as pragas e doenças.

A planilha de Salatti aponta que a produtividade média das áreas onde o projeto foi aplicado ficou em 63,49 sacas/hectare, quase 9,5 sacas/hectare a mais que a média estadual.

O produtor Carlos Alberto Rocha, da Fazenda Monjolinho, disse que as recomendações técnicas contribuíram para que as plantas crescessem com "uniformidade, se desenvolvessem com sanidade, resultando em aumento de produtividade". Para Antônio Cuel, "as recomendações da assistência técnica sobre novas tecnologias e práticas de manejo ajudaram a melhorar a produtividade e a rentabilidade".


Mais Notícias