Palotina: Agricultores familiares assinam contrato para fornecimento de alimentos para merenda escolar

26 Abr 2019 Fonte: Assessoria de Imprensa Palotina Agricultura e Pecuária
Agricultores familiares assinam contrato para fornecimento de alimentos para merenda escolar

Agricultores familiares assinam contrato para fornecimento de alimentos para merenda escolar (Foto: Adriano de Paula )

Agricultores familiares de Palotina assinaram na manhã desta quinta-feira (25), os contratos para fornecimento de produtos alimentícios para a merenda escolar da rede municipal de ensino. Os produtores foram recebidos pelo prefeito Jucenir Stentzler, na Prefeitura.  

Segundo a nutricionista, Solange Piccin Breitenbach, a alimentação escolar só tem a ganhar com estes alimentos, pois serão oferecidos aos alunos refeições com mais qualidade, nutritivas e saborosas. “Este ano teremos produtos novos, como polpa de fruta e morango, sendo que a diversificação é um fator importante para uma alimentação adequada, variada e equilibrada”, ressalta.

“Por meio deste programa é possível gerar mais renda aos produtores, além de proporcionar maior qualidade na alimentação escolar tanto nas escolas quanto nos centros de educação infantil”, destaca o prefeito Jucenir.

Conforme a lei 11.947/2009, 30% do total do recurso repassado ao município pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) precisa ser adquirido em produtos da agricultura familiar. O município de Palotina investe hoje 52% dos recursos em produtos da agricultura familiar, ou seja, em 2019 serão investidos cerca de R$ 243 mil na aquisição de 22 produtos de 16 produtores palotinenses. Os produtos são os mais variados, entre eles, há hortaliças, panificação, macarrão, doce leite, ovos, file de tilápia, mandioca, polpa de fruta e morango.

A assinatura dos convênios também contou com a presença do técnico da EMATER, Anderson Gris.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. Em Palotina as ações são desenvolvidas de forma conjunta pela Prefeitura – Secretaria de Agricultura e Gestão Ambiental, Secretaria de Educação e Cultura e EMATER.


Galeria