Palotina: Polícia Civil alerta sobre golpes pelo Olx e em site de leilão

29 Jun 2020 Fonte: Portal Palotina Destaques
Palotina: Polícia Civil alerta sobre golpes pelo Olx e em site de leilão

Palotina: Polícia Civil alerta sobre golpes pelo Olx e em site de leilão (Foto: Portal Palotina (Arquivo) )

Mais uma vez palotineses foram vítimas em golpe no Olx e em um suposto site de leilão, segundo o delegado de Palotina Dr. Pedro Lucena, na última semana duas pessoas procuraram a delegacia para registrar boletim de ocorrência.

Esse tipo de pratica é recorrente e vem crescendo muito em todo o país.

 

Como funciona o golpe

Os estelionatários criam falsos anúncios na Olx, principalmente de venda de veículos, com fotos de veículos reais, geralmente bem abaixo do valor de mercado.

As pessoas atraídas pelo baixo valor entram em contato como vendedor (estelionatário), o qual convence o interessado em depositar um valor, como sinal de negócio e depois simplesmente desaparece.

Outra modalidade de golpe, uma pessoa interessada em vender seu veículo o anuncia em um site de vendas, por exemplo, o OLX. O golpista copia o anúncio do vendedor verdadeiro, fazendo um novo anúncio falso com valores bem abaixo do praticado pelo mercado.

Face o baixo valor de anunciado pelo bem, alguém entra em contato com o golpista, o qual diz que o veículo não está com ele, mas sim com terceira pessoa (a que fez o anúncio verdadeiro), dizendo que essa pessoa está lhe entregando o veículo para pagar alguma dívida, por exemplo.

O golpista promove o encontro entre o dono do veículo (anunciante verdadeiro) e o interessado na compra, porém orienta ambas as partes a não dizerem nada sobre os valores a serem pagos. Ao anunciante verdadeiro diz que usará o veículo para pagar uma dívida com a pessoa que irá ver o veículo. Ao interessado na compra, diz que a pessoa que está com o veículo possui uma dívida com o golpista, sendo que entregará o veículo para quitá-la.

Após o encontro, o golpista voltava a entrar em contato com o interessado e começava a negociar os valores do veículo, como se fosse o verdadeiro dono do carro. Por fim, dava uma conta bancária para receber o dinheiro.

O comprador entrega o dinheiro e o golpista some.

 

Site de Leilão

Nestes casos os criminosos criam um site de leilão e realizam anuncio de veículos que serão leiloados, inclusive replicando a identidade visual de sites de reputação.

Dentro do site são oferecidos diversos veículos com ofertas tentadores, as pessoas interessadas entram na página e fazem lances.

Após encerrar o leilão a vítima realiza a transferência bancária e tenta marcar a entrega do veículo, o que simplesmente nunca acontece.

 

Preste atenção no conteúdo que consome: nunca clique em links desconhecidos. Sempre verifique se a URL é confiável, assim como o domínio do site. Em geral, sites falsos são hospedados e registrados fora do Brasil e não possuem certificado de segurança. Site confiáveis possuem "selo" de segurança visível na página.

Atenção à Privacidade: é recomendável não partilhar seus dados nas redes sociais e ter cuidado com as informações que coloca na internet, assim como formulários que preenche. Além disso não informe suas senhas e de tempos em tempos, é aconselhável modificar as senhas do seu e-mail e redes sociais.

Verifique se o leiloeiro é idôneo: Ao entrar no site de leilões, é importante verificar se o leiloeiro é pessoa física. Confira na Junta Comercial (do estado em que o leiloeiro se encontra) se o profissional está realmente credenciado para exercer a atividade.

Confira pessoalmente o que será arrematado: Verifique a disponibilidade de visita aos lotes à venda no leilão online. É importante existir um endereço físico para que o interessado possa ver o que será arrematado.

Confira todos os dados bancários do leiloeiro: Não é permitido pagar nenhum valor referente a leilão para qualquer pessoa, exceto o profissional cadastrado pela junta comercial como leiloeiro oficial. Logo, a conta bancária para depósito sempre tem de estar no nome do leiloeiro.

 

Com informações da Economia - iG