Palotina: Secretaria de Saúde emite comunica a cerca de áudios vinculados em redes sociais

19 Mar 2020 Fonte: Portal Palotina Destaques
Palotina: Secretaria de Saúde emite comunica a cerca de áudios vinculados em redes sociais

Palotina: Secretaria de Saúde emite comunica a cerca de áudios vinculados em redes sociais

A Secretaria de Saúde de Palotina emitiu um comunicado na tarde desta quinta-feira (19) a fim de fazer esclarecimentos sobre os áudios que circularam nas redes sociais durante a noite de ontem (18) e manhã desta quarta-feira (19).

Confira comunicado na integra:

 

"A Secretaria Municipal de Saúde de Palotina vem a público INFORMAR que o servidor enfermeiro Edivaldo não responde pela Secretária Municipal de Saúde, que os áudios e vídeo vinculados na mídia entre os dias 18 e 19 de março não são de responsabilidade desta pasta.

Algumas medidas de prevenção estão sendo adotadas de forma antecipada e que o FLUXO DE ATENDIMENTO para enfrentamento da epidemia pelo COVID-19 está sendo construído pela equipe técnica do Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazzeri em conjunto com a equipe da Atenção Básica, Epidemiologia e demais profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.
Reiteramos os números de telefones para dúvidas 3649-1399 Vigilância Sanitária e 3913-1084 Hospital Municipal.

O conteúdo dos áudios e vídeo atribuídos ao servidor da Secretaria de Municipal de Saúde de Palotina acerca de uma reunião em que esteve presente o corpo técnico da Secretaria Municipal de Saúde, médicos, enfermeiros, farmacêutico, bioquímico e demais profissionais para tratar das medidas preventivas tomadas e planejadas acerca da epidemia pelo COVID-19, reflete parcialmente o conteúdo discutido em reunião.

Quanto aos dados divulgados nos áudios, em especial relacionados a futuros óbitos ou contaminação da população palotinense, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que trabalha com dados técnicos, prevendo a projeção de contaminação pelo coronavirus dentro de inúmeros cenários.

Em um cenário em que as medidas preventivas planejadas forem executadas, tanto pelo Poder Público quanto pela população, a chance de propagação do vírus diminui, enquanto que em um cenário sem adoção de medidas preventivas, espera-se um alto nível de contaminação e óbitos. Segundo projeções realizadas no pior cenário da evolução da propagação do vírus temos uma estimativa de 70% de pessoas infectadas, e destes, 2% com evolução para o óbito.

Sendo assim, o Município de Palotina vem tomando inúmeras medidas preventivas, e prepara-se para adoção de novas estratégias para atendimentos aos pacientes e inclusive para vacinação da influenza aos idosos que inicia na próxima semana, dia 23 de março.

Informações vinculadas de forma não correta e incompleta nada contribuem com os esforços empreendidos por toda a equipe desta pasta bem como por todos os palotinenses com o objeto de evitar a propagação do vírus, e servem tão somente para trazer insegurança à população, em um momento em que a serenidade, bom senso, união e colaboração são muito necessárias.

Prevenção e medidas de muita cautela é o remédio que disponibilizamos nesse momento.

Em nome da Secretária Eliane Teresinha Signor, a Secretaria Municipal de Saúde pede desculpas à popuação palotinense, as autoridades, profissionais e secretários municipais de saúde da 20ª Regional citados pelo servidor sobre a matéria, sendo que o conteúdo veiculado foi o entendimento do profissional sobre o tema discutido na ocasião, não sendo posição oficial da pasta, bem como se coloca à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.

Palotina, 19 de março de 2020.

Secretaria Municipal de Saúde de Palotina"