Prefeitura do Rio autoriza presença de público em estádios de futebol

0 0 Fonte: Reuters - Esportes Esportes
Torcedores poderão voltar ao jogos de futebol a partir de 10 de julho Ricardo Moraes/Reuters - 18.6.2020

Torcedores poderão voltar ao jogos de futebol a partir de 10 de julho Ricardo Moraes/Reuters - 18.6.2020

A prefeitura do Rio de Janeiro autorizou a presença de público nos estádios de futebol a partir de 10 de julho, apesar de a pandemia de covid-19 ainda não ter sido superada.

O campeonato carioca foi o primeiro do Brasil a retomar os jogos, em decisão cercada de muita polêmica. Na semana passada, Flamengo e Bangu se enfrentaram sem público no estádio do Maracanã. No complexo do estádio há um hospital de campanha montado para atender vítimas de coronavírus.

A autorização para a presença de público foi autorizada em decreto publicado pelo município. Nas principais ligas da Europa, onde os jogos foram retomados antes do Rio, as partidas seguem sem presença de torcida.

 

O decreto do prefeito Marcelo Crivella prevê que nessa primeira etapa o limite de público será de um terço da capacidade da arena. O Maracanã, por exemplo, operava antes da pandemia com um carga de ingressos de 65 mil torcedores.

O decreto prevê distanciamento entre torcedores de ao menos 4 metros quadrados e respeito a regras como limpeza, asseio, disponibilidade de álcool gel e outras.

“Achamos a decisão do prefeito precipitada por não se ter controle sobre tudo que envolve um jogo de futebol", disse a vice-presidente do Vasco, Sonia Andrade.

Procurada, a vigilância sanitária informou que reuniões com clubes e federação estão sendo feitas para viabilizar a presença do público nos estádios e, se não houver conforto de que todas a medidas de segurança poderão ser cumpridos, a medida pode ser eventualmente reavaliada.

Pelo decreto, a venda de ingressos para os jogos será feita online.

O programa de reabertura das atividades no Rio de Janeiro foi desenhado para ser feito em 6 etapas, mas alguns setores tiveram suas fases antecipadas. A prefeitura tem argumentado que as curva da covid-19 tem caído no Rio e a taxa de ocupação de hospitais também baixou.

Neste domingo, depois de muita reclamação e disputas na justiça desportiva, foi realizada mais uma rodada de jogos do Campeonato Carioca.