Previsão do tempo - saiba como deve ficar o clima na segunda e terça-feira

0 0 Agricultura e Pecuária
 Previsão do tempo - saiba como deve ficar o clima na segunda e terça-feira

Previsão do tempo - saiba como deve ficar o clima na segunda e terça-feira

Segunda-feira, dia 6

Sul

Uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e provoca mudanças no tempo em toda a metade sul do estado, onde o céu fica nublado. A chuva deve ocorrer a qualquer momento e as temperaturas despencam.

Entre o norte gaúcho e a metade sul catarinense, a chuva pode ser volumosa, porém em forma de pancadas intercaladas com períodos de sol e calor. No norte catarinense e sobre a maior parte do Paraná, a chuva é bastante isolada e sem grande intensidade. No extremo sudoeste paranaense, a chuva pode ser forte, porém pontual e sem grandes acumulados. 

Sudeste

O tempo firme predomina em praticamente todo o Sudeste devido ao avanço de uma massa de ar seco. O sol predomina entre poucas nuvens e o calor persiste. Chove apenas em áreas do norte mineiro devido a instabilidades no alto da atmosfera. 
 
Centro-Oeste

A previsão é de tempo firme em praticamente toda a região central devido a atuação da massa de ar seco. Chove de forma pontual no Distrito Federal, oeste de Mato Grosso, além do oeste e sul de Mato Grosso do Sul. São pancadas rápidas e intercaladas com períodos de sol e calor. 
 
Nordeste

A segunda feira, ainda é de instabilidade atuando ao norte da região. São esperadas pancadas de chuvas volumosas entre a metade norte do Maranhão, Piauí, além do Rio Grande do Norte. 

Na faixa litorânea dos demais estados também existe condição para pancadas de chuva, principalmente no final da tarde. O interior do Nordeste ainda sofre com a massa de ar seco e fica sem condição para chuva. As temperaturas seguem elevadas e a sensação é de calor.

Norte

Instabilidades geradas por calor e umidade criam condição para pancadas de chuvas em praticamente toda a região, com os volumes mais expressivos na faixa oeste do Amazonas. Na faixa sul do Pará e em praticamente todo Tocantins a massa de ar seco ainda atua, inibindo a formação de nuvens e com isso tirando a chance de chuva. 
 
 
Terça-feira, dia 7

Sul

A chuva começa a perder espaço no Sul do país, dando lugar a uma massa de ar seco e frio que inibe a formação de nuvens carregadas. Ainda há previsão de chuva fraca, isolada e de curta duração em todo o Paraná e Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, em toda a faixa litorânea, campanha, serra e região central não chove, mas ainda há muita nebulosidade. 

Sudeste

A massa de ar seco que mantém o tempo firme e ensolarado começa a perder força e cede espaço para instabilidades. Há previsão de chuva para grande parte da região, incluindo o estado paulista, todo o Rio de Janeiro. Os estado de Minas Gerais e Espírito Santo ainda podem receber chuva, mas o tempo seco predomina nas regiões mais ao norte. As instabilidades são causadas pelo avanço de uma frente fria costeira, que inclusive, deve deixar o tempo bastante fechado e chuvoso no litoral paulista. 
 
Centro-Oeste

O tempo fica instável em toda a região Centro-Oeste devido. No entanto, na maior parte da região, a chuva é rápida, mal distribuída e sem grandes acumulados. O tempo fica firme e não chove em grande parte norte do Mato Grosso. 
 
Nordeste

O tempo ainda segue instável na faixa norte, entre Maranhão e Rio Grande do Norte, devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical, que deve trazer acumulados de cerca de 30 milímetros. 
 
Na faixa litorânea entre Pernambuco e Bahia não há previsão de chuva.Inclusive mais para o interior da região, uma massa de ar seco atua e tira a chance de chuva. De forma geral, o sol aparece entre poucas nuvens, as temperaturas sobem e a sensação é de calor. 
 
Norte

Instabilidades continuam atuando sobre toda a região Norte, que tem condição para pancada de chuva em todos os estados, com exceção do sul do Pará e maioria o estado de Tocantins, onde o tempo segue firme. Os maiores volumes são esperados para a metade norte do Amazonas. 

Ao longo do dia o sol aparece entre poucas nuvens e as temperaturas se elevam. Devido ao calor e umidade, a sensação é de tempo abafado. 

Com informações da Somar Meteorologi