Programa A União Faz a Vida apresenta à comunidade escolar os projetos desenvolvidos durante o ano.

3 Nov 2018 Fonte: Aline Karina Migueli Assessora de Endomarketing Coluna Social
Programa A União Faz a Vida apresenta à comunidade escolar os projetos desenvolvidos durante o ano.

Programa A União Faz a Vida apresenta à comunidade escolar os projetos desenvolvidos durante o ano.

O Programa A União Faz a Vida, desenvolvido pelo Sicredi há mais de 20 anos,está entre os maiores programas privados ligados à educação em nível nacional e destinado a promover a educação cooperativa. Está alicerçado em uma rede de compromisso: gestores, parceiros, assessores pedagógicos e apoiadores que se empenham por um mesmo objetivo e caminham na mesma direção.

Na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, o projeto existe desde 2011 e atualmente está implantado em 16 municípios da área de atuação da Cooperativa. Ao final de cada ano, acontecem os eventos de encerramento para mostrar à comunidade os projetos desenvolvidos pelos alunos durante o ano. No dia 31 de outubro, última quarta-feira, foi a vez do município de Palotina apresentaras iniciativas em um evento, que contou com a presença de aproximadamente 1000 pessoas, entre alunos, pais, educadores e assessores pedagógicos, bem como lideranças e demais envolvidos.

A tarefa de formar um cidadão é um grande desafio. De acordo com Cláudia Bonatti, Gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, o Programa propõe um novo jeito de ensinar, de forma que o aluno passe a ser o protagonista e não um mero receptador de informação. “O Sicredi desenvolveu esta iniciativa porque acredita em uma forma de aprender e ensinar que fortalece valores de cooperação e cidadania e proporciona a formação de pessoas com interesse social e desenvolvimento coletivo.”, explica.

Para isso, o Programa A União Faz a Vida também promove a formação continuada dos educadores, através de encontros orientados pelas assessorias pedagógicas e intensificadas, no universo educacional do município, com as práticas de cooperação e cidadania. A proposta está alicerçada em uma rede de compromisso atuante, formada pelo Sicredi, prefeituras, assessoria pedagógica e apoiadores e pela comunidade.

Em Palotina, o Programa está implantado em três CMEI’s – Centros Municipais de Educação Infantil e em seis escolas municipais. Ao todo, são 26 educadores envolvidos e 541 alunos que desenvolveram ao longo do ano 25 projetos totalmente pautados em exemplos e práticas cooperativas.

Entre os resultados positivos, estão o melhor desempenho escolar dos alunos - aumento médio de 30% no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nas cidades que receberam o programa - e o maior engajamento dos pais, que passam a demonstrar mais interesse pelas experiências escolares dos filhos.Para Aline Glaeser Sangalli Marques, mãe do aluno Murilo do CMEI Arco Iris, é muito perceptível a evolução e desenvolvimento que o seu filho apresentou desde que começou a fazer parte do Programa. “Para nós é uma alegria muito grande poder participar do seu crescimento e aprendizado de nosso filho e só temos a agradecer por esta iniciativa”, relata Aline.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,8 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br. 

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.


Galeria