SomosCoop: Conheça mais sobre princípios, filosofia e fundamentos do cooperativismo

8 Mai 2019 Fonte: Assessoria C. Vale Agricultura e Pecuária
Conheça mais sobre princípios, filosofia e fundamentos do cooperativismo

Conheça mais sobre princípios, filosofia e fundamentos do cooperativismo

Começamos pelos sete princípios básicos.

1 – Adesão voluntária e livre – As pessoas podem entrar e sair por vontade própria em uma cooperativa com o objetivo de atingir propósitos comuns.

2 – Gestão democrática – O associado é dono da cooperativa, tem direito a voz e voto da mesma forma que todos os demais integrantes.

3 – Participação econômica – O cooperado integraliza cotas-parte, opera economicamente com a cooperativa e acompanha as ações da gestão.

4 – Autonomia e independência – O associado tem liberdade para firmar contratos, parcerias e convênios, e contribuir no gerenciamentos dos negócios.

5 – Educação, formação e informação – O integrante da cooperativa tem a oportunidade de se qualificar e compartilhar informações tanto para aprimorar atividades quanto a gestão.

6 – Intercooperação – O cooperado tem a possibilidade de decidir sobre convênios com outras cooperativas singulares, centrais ou federações de cooperativas.

7 – Interesse pela comunidade – O associado pode apoiar iniciativas que resultem em benefício ou crescimento econômico e social das comunidades.