Tite e os técnicos gaúchos

6 Nov 2018 Fonte: Uol Esportes
Tite e os técnicos gaúchos

Tite e os técnicos gaúchos

O Campeonato Brasileiro deste ano já teve dez treinadores formados na Escola Gaúcha. Nem todos efetivamente nascidos no Rio Grande do Sul, casos de Odair Hellmann e Guto Ferreira, mas, na prática, oriundos da mentalidade, dos processos e da cultura de trabalho que passa de geração em geração em Porto Alegre e no interior.

À frente da seleção brasileira, Tite é o elo, direto ou indireto, entre praticamente todos esses treinadores que chegaram à Série A. Dos mais próximos, como os antagônicos Roger Machado e Luiz Felipe Scolari, aos mais distantes, como o surpreendente Tiago Nunes, do Atlético-PR, ou o decepcionante Osmar Loss, que falhou em momento conturbado do Corinthians.

Na sequência, o UOL Esporte mostra como o hábito de treinar passa de geração em geração entre os gaúchos e, por diferentes motivos, mas principalmente títulos, seduzem dirigentes pelo Brasil. Que o digam Felipão e Odair, candidatos à conquista da Série A nesse momento, Mano Menezes, campeão da Copa do Brasil, e Renato Gaúcho, atual campeão da América.

 

Sérgio Castro/FolhapressSérgio Castro/Folhapress

Entre o jogo de passes de Ênio e o pragmatismo de Froner

Historicamente, como costuma citar Tite, a história dos treinadores gaúchos se divide em dois estilos.

De um lado, Ênio Andrade, ou Seu Ênio (foto), consagrado por títulos brasileiros por Internacional, Grêmio e Coritiba. Maior inspiração do comandante da seleção, defendia o jogo de passes e o bom trato aos jogadores.

Do outro lado, Carlos Froner viveu de maneira mais intensa um período de maior regionalização do futebol brasileiro. Seu maior feito foi um tricampeonato gaúcho com o Grêmio na década de 60, mas romper fronteiras foi sua principal marca. O estilo duro de liderar e a maneira direta e pragmática de montar equipes permitiu que o capitão do Exército dirigisse o Flamengo e a seleção brasileira, além de vencer o Campeonato Baiano em seis temporadas.

Arte UOLArte UOL

Arte UOLArte UOL

Arte UOLArte UOL