Trabalho de intervenção contra a Dengue em Terra Roxa é premiado em Congresso Nacional de Saúde

17 Jul 2019 Fonte: Assessoria Terra Roxa Destaques
Trabalho de intervenção contra a Dengue em Terra Roxa é premiado em Congresso Nacional de Saúde

Trabalho de intervenção contra a Dengue em Terra Roxa é premiado em Congresso Nacional de Saúde (Foto: Divulgação )

Lançado em Junho de 2017, o Projeto Aedes na Mira surgiu como uma transformação na maneira como gestores municipais de saúde e trabalhadores do SUS poderiam lidar com as arboviroses. Os mais de 12.900 alunos de todo o país e o sucesso do projeto em 3.947 municípios brasileiros, resultou na seleção de 300 projetos de intervenção para participar do I Encontro Nacional do Projeto Aedes na Mira, durante o XXXV Congresso Conasems (Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), realizando em Brasília, de 2 a 5 de julho.

Durante o terceiro dia do Congresso, que contou com a participação de tutores de todas as regiões do país, dez salas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães foram palco para apresentação de 264 Projetos de Intervenção, alguns deles experiências já exitosas colocadas em prática em alguns municípios para o enfrentamento das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti. Em meio a tantos trabalhos apresentados, dez foram eleitos por voto popular por terem se destacado pela qualidade técnica e aplicabilidade nos municípios .

O projeto "Georeferenciamento Como Ferramenta Para o Controle de Epidemias por Arboviroses do Município de Terra Roxa" foi apresentado pela coordenadora da Atenção Básica à Saúde, Silvana Paslauski e acompanhado pela secretária de Saúde, Ethiane Mariano.

A iniciativa tem por objetivo analisar a incidência e a distribuição espacial dos fatores de riscos ambientais, as variações populacionais e temporais dos casos de Dengue notificados no município. Especificamente, busca-se monitorar o controle da epidemia e potencializar as ações estratégicas de controle do vetor Aedes Aegypti em territórios específicos, avaliando a efetividade das atividades de bloqueio em áreas de transmissão.


Galeria