Universidades federais e estaduais do Paraná ofertam mais de 11 mil vagas pelo Sisu

21 Jan 2020 Fonte: Bem Paraná Destaques
UTFPR tem ingresso exclusivamente pelo Sisu (Foto: Franklin de Freitas)

UTFPR tem ingresso exclusivamente pelo Sisu (Foto: Franklin de Freitas)

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre, nesta terça-feira (21), o calendário dos processos seletivos que usam o Enem como critério de seleção. Neste semestre, o Sisu vai ofertar 237 mil vagas em 128 instituições de ensino superior públicas em todo o País. O prazo para se inscrever, foi ampliado e vai até o domingo. Os resultados serão divulgados no dia 28 de janeiro.

No Paraná são 11.270 vagas em quatro instituições federais e mais cinco estaduais. O maior número de vagas é da da Universidade Tecnológico Federal do Paraná (UTFPR), que oferta 4.542 vagas neste ano. A Universidade Federal do Paraná (UFPR), que na semana passada divulgou o resultado do seu vestibular, ainda tem mais 1.228 vags pelo Sisu.

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) tem 823 vagas neste seistema, e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), mais 496 vags nbo Sisu.

Entre as universidades estaduais, são 586 vagas na Universidade Estadual de Londrina (UEL), 307 na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), 1.506 na Universidade Estadual Estadual do Paraná (Unespar), 552 na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e 1.230 na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Para concorrer, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e não ter zerado a redação. Gratuito, o procedimento deve ser feito na página do Sisu na internet. Como há o uso da nota do Enem, o Ministério da Educação (MEC) resolveu dar mais tempo para solucionar todos os problemas com as correções das provas.