O excesso de velocidade sempre foi um dos principais motivos de tragédias nas rodovias, não só do Paraná, mas de todo o país. O acordo firmado pelo Ministério Público Federal, Dnit e Ministério da Infraestrutura prioriza a instalação de 1.140 radares eletrônicos pelo Brasil e Cascavel está na lista.
A BR 467 receberá quatro novos radares dois serão implantados em Cascavel e outros dois no perímetro de Toledo.
O fluxo na rodovia é altíssimo, principalmente de caminhões que escoam as produções de outros estados e levam até o Porto de Paranaguá.
O quilômetro 86 terá o radar reimplantado, já que o Dnit fez a retirada no início do ano.
Os moradores gostaram da novidade, já que a travessia de um lado a outro da rodovia ficou ainda mais perigosa após a remoção.
Principalmente para as crianças e idosos que precisam atravessar a pé para ir ao posto de saúde ou a escola.
Vanusa diz que a situação é crítica já que os condutores não respeitam a velocidade, nem a faixa de travessia de pedestres.
Um dos pontos da BR 467 onde será instalado o radar é o quilômetro 91, que fica entre cinco e dez quilômetros do distrito de Sede Alvorada. Neste trecho, há sequências de curvas na pista e mesmo assim centenas de motoristas já foram flagradas acima do limite permito. O controlador e fiscalizador de velocidade será instalado nos dois lados da rodovia.
O Paraná receberá deste acordo 20 novos radares nas rodovias federais. Incluindo as rodovias 163 no sudoeste. 158, 272, 373, 376 e 476.
Os pontos foram definidos em estudo desenvolvido ainda 2016, segundo o Dnit, que elencou as faixas críticas de tráfego. Os radares terão três modelos: controlador eletrônico de velocidade, o redutor eletrônico e o controlador eletrônico misto.
Em nota, o Dnit informa que será priorizado os trechos efetivamente necessários e ainda não há uma data definida para instalação destes novos equipamentos.
EPC