A campanha para coleta do lixo eletroeletrônico realizada na sexta-feira (22), em Maripá, recolheu aproximadamente 3,5 toneladas de materiais. A campanha busca incentivar a população a fazer o descarte correto dos REEE (Resíduo de Equipamentos Eletroeletrônicos) e conscientizar a população quanto aos riscos que o descarte de forma inadequada pode causar ao meio ambiente por possuírem em sua composição metais pesados altamente tóxicos.
A gestora ambiental do Coletivo Educador, Irani Moreira Kreutz, afirma que novamente a campanha teve ótima participação da comunidade maripaense. "À medida que realizamos a coleta do lixo eletrônico periodicamente no município, a população está se conscientizando de que estes materiais devem ter uma destinação correta e também estão se organizando de maneira a aguardar até a data programada para poder se desfazer dos materiais eletroeletrônicos inservíveis", ressalta. A próxima coleta está programada para o dia 22 de novembro.
A ação faz parte do Programa Maripá Sustentável e atende ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 que trata, entre outras finalidades, de tornar as cidades e comunidades mais sustentáveis reduzindo o impacto ambiental negativo por meio da gestão de resíduos. A organização é do Coletivo Educador Municipal com apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e de Educação, Cultura e Desporto.