O Teatro Municipal Ludovico Riedi recebe na próxima quarta-feira, dia 7, às 20h, o espetáculo “Não vejo Moscou da janela do meu quarto” promovido por meio de parceria entre o SESI e a Prefeitura. A entrada é gratuita, porém para controle do público no evento os ingressos deverão ser retirados na Biblioteca Pública Castro Alves, nos horários das 8h às 11h e das 13h às 17h. A classificação indicativa do espetáculo é para maiores de 16 anos.
“Há também o ingresso social que não é obrigatório. As pessoas podem contribuir voluntariamente com 1 kg de alimento não perecível que poderão ser trocados pelo ingresso a partir de uma hora de antecedência ao espetáculo no teatro”, destaca a diretora do Departamento de Cultura, Flávia Kuhn.
Sinopse
No palco, os personagens Macha, Irina e Andrei vivem o cotidiano, confinados em uma casa que, aos poucos, vai sendo invadida por algo ou alguém que não se revela. Em paralelo, anseiam por uma viagem a Moscou – cidade presente na memória afetiva deles e um lugar cada vez mais distante.
O processo de isolamento expõe as relações sensíveis que unem as personagens entre si com o passado e o “lá fora” obscuro – provocando um deslocamento da ação para um registro de irrealidade, humor e suspensão poética. Em cena, esse isolamento ocorre na medida em que atores e cenários percorrem o espaço do palco, de onde vão sendo gradualmente expulsos.
Um dos temas de destaque do espetáculo colocado em discussão é a questão dos imigrantes, de pessoas que são expulsas de seu lugar de origem e da tentativa de habitar dignamente um novo espaço. O grupo enfatiza que a peça busca promover a seguinte reflexão: “que forças nos movem a abandonar nossas raízes e que forças temos que mover para seguir construindo as relações que nos mantêm vivos?”.
“Não Vejo Moscou da Janela do Meu Quarto” recebeu o Prêmio Shell 2014 pela direção de Silvana Garcia e pela iluminação de Beto Bruel. Além de temporadas no Brasil, nos últimos anos o espetáculo tem circulado pela América Latina, tendo sido apresentado em importantes festivais no Peru e na Colômbia.