Palotina: Saúde realizou palestra sobre as drogas e suas armadilhas

A Secretaria de Saúde de Palotina promoveu um momento muito importante...

A Secretaria de Saúde de Palotina promoveu um momento muito importante com o grupo de adolescentes católicos Sentinelas, no dia 16 de fevereiro, às 18 h, no auditório da igreja católica. Na ocasião foi realizada palestra explicando e alertando sobre as mais variadas formas de dependência química e as armadilhas modernas que envolvem o tema.

            Não é surpresa que o uso de tabaco, álcool ou maconha causam grande mal à saúde do jovem, no entanto, disfarçado em belos trajes perfumados, novas drogas surgem com igual potencial destrutivo. Trata-se do Narguilé, febre entre os mais novos, o cigarro eletrônico e sua elegância fatal, e demais inalantes afins, que teoricamente, só exalam vapor de água e essências saborizadas: este é um engano fatal.

            Tanto o Narguilé como o cigarro eletrônico fazem uso de essências de origem duvidosa. Não há uma regulamentação precisa sobre quais compostos compõe a fórmula e quais riscos estão envolvidos em seu uso crônico. De fato, não há nenhum registro na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que legitime seu uso. Sabidamente, no entanto, o uso tradicional destas substâncias, normalmente apresentam níveis variados de nicotina e, apesar de menores que o cigarro normal, o uso prolongado do ritual – habitualmente os jovens se reúnem em grupos e passam horas fumando narguilé – colocam seus usuários em exposição continuada e em altas doses desta substância.

            Além disto, a queima do carvão, que esquenta a essência/tabaco e promove a fumaça, libera diversos derivados tóxicos da combustão, como o monóxido de carbono (aquele mesmo liberado do escapamento de veículos e de aquecedores domésticos) e metais pesados. Estes produtos químicos intoxicam o organismo e sabidamente aumentam a prevalência de doenças perigosas, como o câncer de boca, pulmão e as infecções do trato respiratório; existem muitos estudos científicos que comprovam, factualmente, seus malefícios.

            Nesta palestra, cerca de 100 espectadores puderam aprender mais sobre estas novas drogas e como escaparem de suas armadilhas. Também aprenderam como e onde buscar ajuda seja para si mesmos ou para familiares e entes queridos. De forma divertida e instrutiva este momento ficou marcado na vida destes adolescentes que puderam ter conteúdo correto, finalmente, para elaborarem sua percepção sobre o que o narguilé e o cigarro eletrônico representam e o quanto podem destruir as suas vidas.  

Artigo elaborado pelo Dr. Luiz Augusto Valim – médico da Rede de Atenção Psicossocial do Município de Palotina

 

 

Compartilhe

Posts Relacionados