O deputado estadual Ademar Traiano (PSDB) foi escolhido pela terceira vez consecutiva como presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na tarde desta sexta-feira (1º), conforme a assessoria do Legislativo. Ele está no oitavo mandato de deputado.
A mesa diretora da Alep é escolhida pelos deputados a cada dois anos. Traiano está no comando do Legislativo paranaense desde 2015 – cargo que ocupará até 2020. A eleição teve chapa única.
"Acho que sobreviver nesse momento, realmente, é de uma grandeza para mim porque havia um clamor por mudanças. Se eu pude permanecer na Casa é que o trabalho que desempenhamos resgatou a imagem e a credibilidade do Poder Legislativo", afirmou Traiano.
Confira a mesa diretora para o biênio 2019/2020:
- Ademar Traiano (PSDB) – presidente
- Plauto Miró (DEM) – vice-presidente
- Tercílio Turini (PPS) – 2º vice-presidente
- Requião Filho (MDB) – 3º vice-presidente
- Luiz Claudio Romanelli (PSB) – 1º secretário
- Gilson de Souza (PSC) – 2º secretário
Cinquenta e quatro deputados estaduais tomaram posse para 19ª legislatura paranaense na tarde desta sexta-feira (1º) — Foto: Bronson Almeida/RPC
Cinquenta e quatro deputados estaduais tomaram posse para 19ª legislatura paranaense na tarde desta sexta. Do total de deputados, 32 foram reeleitos e darão continuidade à atuação no Legislativo.
Conforme a Alep, o deputado mais jovem, com 23 anos, é o universitário Matheus Viníccius Ribeiro Petriv, o Boca Aberta Junior (PRTB), de Londrina.
Também vem de Londrina o parlamentar mais velho – o médico e deputado Tercílio Turini (PPS), de 74 anos, eleito para o terceiro mandato.
Após a posse, os deputados Guto Silva e Márcio Nunes, ambos do PSD, licenciaram-se dos cargos. Silva vai assumir a chefia da Casa Civil. Nunes vai comandar a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Turismo.
No lugar deles, assumem as vagas no Legislativo Hussein Bakri (PSD) e a Cantora Mara Lima (PSC).
Ainda de acordo com a assessoria, a definição das comissões permanentes da Casa será nas próximas semanas.