Ao longo da quarta-feira (13.09), um sistema de baixa pressão manterá chuvas intensas em diversas áreas do Rio Grande do Sul, especialmente entre o centro, sul, oeste e noroeste do estado, conforme mostram os avisos meteorológicos especiais de nível vermelho (grande perigo) para acumulado de chuva, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Após a tragédia da última semana, o Rio Grande do Sul, as chuvas seguem causando transtornos, o Rio Taquari voltou a subir e chegou ao nível de 16 metros, três metros acima do nível normal. Em Arroio do Meio, na mesma região, houve chuva de granizo. Em cidades das regiões Sul, Litoral Norte, Fronteira Oeste e Região Metropolitana de Porto Alegre. Na Capital, choveu mais de 30mm durante a madrugada e o início da manhã.
Segundo informações do Inmet, entre quarta e no decorrer da próxima quinta-feira (14), um ciclone extratropical se desenvolve junto à costa do Rio Grande do Sul e alinha a passagem de uma nova frente fria. Os maiores acumulados de chuva vão se concentrar entre a faixa central, sul e oeste do estado do Rio Grande do Sul, com volumes entre 100 e 150 milímetros (mm), com acumulados pontuais de 200 mm, até quinta-feira. Na faixa norte e nordeste do estado, a chuva pode ficar entre 80 e 100 mm.
Áreas da região metropolitana de Porto Alegre devem registrar muita chuva, com volumes que podem se aproximar, ou até mesmo superar, os 100 mm. A partir de sexta-feira (15), a frente fria avança para Santa Catarina, Paraná e sul de São Paulo e o tempo fica seco no Rio Grande do Sul até o domingo (17), com madrugadas frias e tardes com temperatura em rápida elevação.
As temperaturas devem cair bastante em toda a Região Sul entre quarta e quinta-feira. No Rio Grande do Sul, já faz frio desde o fim da terça-feira, devido à grande cobertura de nuvens e à chuva. Entre quinta e sexta-feira, uma massa de ar frio começa a atuar sobre a Região Sul. Na sexta-feira há possibilidade de geada em áreas do Sul do Brasil
Por: AGROLINK –Aline Merladete