Qual o melhor SSD para usar no notebook?

Se seu notebook está lento e respondendo vagarosamente, é bem possível que o espaço de armazenamento esteja comprometido. É nessa hora que a gente pensa nas estratégias mais comuns para ajudar a expandir a máquina e parar de sofrer com a lentidão. Você já considerou um SSD? E qual o melhor SSD para usar no notebook?

Para começar, vale a regra de sempre: ao considerar a escolha do melhor SSD para usar no notebook, é importante ponderar alguns fatores para garantir o desempenho que você precisa em seu trabalho. Aliás, essa é a regra de ouro antes de comprar qualquer coisa relacionada à tecnologia: conhecer as especificações do produto, entender quais suas necessidade e quais as melhores marcas do mercado.

Os SSDs funcionam oferecendo velocidades de leitura e gravação mais rápidas, ótima durabilidade e menor consumo de energia; ou seja: ajudam muito no desempenho do notebook! Porém, eles possuem modelos e tamanhos diferentes, então é importante checar se o que você deseja é compatível com as necessidades do seu notebook.

O que considerar ao escolher seu SSD

Em primeiro lugar, é essencial verificar a interface do SSD para notebook e garantir que seja compatível com o seu notebook. As interfaces mais comuns incluem:

  • SATA (pouco utilizado hoje em dia)
  • PCIe
  • NVMe. 

Para notebooks mais recentes, optar por um SSD NVMe PCIe pode ser mais vantajoso, devido à sua capacidade de transferência de dados ultrarrápida (podendo alcançar 7.500MB/s em modelos PCIe 4.0).

O que você precisa de verdade?

Tanto na hora de escolher um notebook quanto o SSD, é importante considerar a capacidade de armazenamento que você precisa, ou seja, o espaço necessário para suas atividades. Os SSDs estão disponíveis com capacidades diferentes: 

Modelos de 128 GB, 256 GB ou 512 GB

Indicado para o usuário que utilizar o notebook apenas para tarefas mais leves, navegação na internet, escrita e edição de documentos, um modelo mais simples com SSD de tamanho médio já é capaz de garantir uma ótima experiência.

Modelos de 1tb a 8 tb

Para multitarefas, apps diversos, jogos e precisa de muito espaço para armazenamento de fotos, vídeos e arquivos mais pesados, o notebook precisa ser robusto, com um bom processador, como o Intel i5 ou i7, para evitar travamentos e lentidão. Os SSDs recomendados são que estão acima de 1 terabyte.

Notebooks da Samsung são bons?

Pode parecer até “chover no molhado”, mas vale a pena lembrar que os notebooks Samsung são bons e são conhecidos por sua qualidade, design e recursos tecnológicos. A marca vem se destacando há muitos anos por conta de seus laptops e smartphones, então a resposta para essa pergunta é SIM!

Outro detalhe importante a se lembrar é que muitos modelos de notebooks Samsung já vêm equipados com SSDs Samsung de fábrica, o que já garante uma integração perfeita e desempenho otimizado. E não é exagero dizer que, atualmente, o SSD é um dos itens mais importantes na máquina.

E mesmo se você desejar comprar um SSD para notebook em seguida, a boa notícia é que a maioria das marcas de SSD são compatíveis com os principais modelos de notebooks.

Compartilhe

Posts Relacionados