Massa de ar frio pode chegar ao país trazendo geada nos estados do Sul

Foto: Augustinho/Portal Palotina

O outono brasileiro está prestes a sentir sua primeira queda de temperatura significativa nos próximos dias. Uma massa de ar frio de origem polar, que chega ao país pelo interior do continente, promete trazer o primeiro frio do outono. Este fenômeno aumenta seu poder de resfriamento, facilitando a disseminação do ar frio por áreas do interior do Sudeste e do Centro-Oeste.

Para a Região Sul, a previsão é ainda mais drástica: pela primeira vez em 2024, há expectativa de geada nos três estados. Além disso, várias capitais do centro-sul do país poderão estabelecer novos recordes de baixa temperatura para este ano.

A frente fria responsável por trazer a massa de ar frio continental se forma na terça-feira, 16 de abril, entre Brasil, Uruguai e Argentina. Está associada a um grande e forte ciclone extratropical que, apesar de não avançar para o Brasil, terá um papel importante na queda da temperatura nos próximos dias. Este ciclone ficará próximo à costa da Argentina até quinta-feira, represando o ar gelado no norte deste país.

Com a barreira formada pelo ciclone, o ar polar será direcionado para o Paraguai e interior da Região Sul. O centro, ou seja, a região mais fria da massa de ar frio de origem polar, passará sobre o Sul do Brasil durante a quinta-feira, 18 de abril.

Os efeitos dessa massa de ar frio serão sentidos gradualmente em vários estados do Brasil entre a noite do dia 16 de abril e a segunda-feira, 20 de abril. Na Região Sul, o frio será acentuado entre os dias 17 e 20 de abril. No Sudeste, a queda de temperatura ocorrerá entre os dias 18 e 20 de abril, com maior intensidade em São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e Zona da Mata Mineira. No Centro-Oeste, o ar frio atuará entre os dias 17 e 19 de abril, especialmente em Mato Grosso do Sul.

A geada esperada para a Região Sul deve ocorrer nos dias 18 e 19 de abril, nas áreas mais elevadas da serra do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do sul do Paraná. No entanto, não há condições para geada no Sudeste e no Centro-Oeste.

Apesar de não ser muito forte, esta massa de ar frio continental tem potencial para produzir as mais baixas temperaturas de 2024, até agora, em muitas áreas da Região Sul, do Sudeste e em alguns locais do Centro-Oeste. As capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande podem registrar os recordes de menor temperatura na passagem desta massa polar.

CGN com informações de Climatempo.

Compartilhe

Posts Relacionados