Foi realizado nesta sexta-feira (18), nas dependências da ARDEFA, à solenidade alusiva ao Dia Nacional do Campo Limpo 2023, este é um dia para concentrar ações e iniciativas simultâneas pela educação ambiental e pelo desenvolvimento sustentável da agricultura. Com o tema Com o tema “Comemoramos juntos as conquistas de todos”, o evento foi organizado pela central de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, a ARDEFA – Associação Regional Oeste Paranaense de Distribuidores de Defensivos Agrícolas, que atua em 26 municípios da região.
Compuseram a mesa de honra o atual Presidente da ARDEFA Vinicius Livi; o vice-presidente da C.Vale, Sr. Ademar Pedron, representando todas as empresas associada da ARDEFA; representando os prefeitos dos 26 municípios de atuação da ARDEFA, o prefeito Luiz Ernesto de Giacometti; representando a Câmara de Vereadores, Sr. Eurico Fernandes Barbosa; o vereador Thiago Mostachio, representando os Agricultores dos municípios de atuação da ARDEFA, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Palotina, Juarez Pastore; representando o chefe regional do IAT Sr. Luiz Henrique Fiorucci; representando o Chefe Regional da ADAPAR, Sr. Antônio Dezanetti, representando o Conselho do Meio Ambiente, Sr. Guilherme Delai e representando as secretarias, departamentos, diretores, professores de educação dos municípios de atuação da ARDEFA, a secretária de Educação de Palotina Suelene Matias.
O presidente da ARDEFA agradeceu a presença de todos e destacou que esta é uma data muito importante, pois comemora os excelentes resultados alcançados. Segundo ele o sistema de campo limpo do Brasil é uma referência mundial, na área de abrangência da ARDFA, 99% das embalagens comercializadas pelas associadas tem destinação correta, enquanto o segundo pais que mais do destino correto consegue cerca de 76%. Finalizou destacando e parabenizando todos os envolvidos neste processo.
Na oportunidade os Associados e parceiros da ARDEFA recebem uma homenagem, por colaborarem e apoiarem o Sistema Campo Limpo.
A ARDEFA
A ARDEFA é a maior central do Brasil, em área construída e a maior do Paraná em destinação de embalagens nos últimos anos. Possui recebimento Itinerante com duas equipes possibilitando atender em dois locais diferentes no mesmo dia, além do recebimento diário na central de Palotina, tornando modelo para as outras associações. Ela foi fundada no dia 10 de Outubro de 2001 e entrou em funcionamento em 2002.
A ARDEFA atua hoje em 26 municípios, sendo eles: Palotina, Francisco Alves, Terra Roxa, Guaíra, Alto Piquiri, Cascavel, Assis Chateaubriand, Toledo, Maripá, Mercedes, Iracema do Oeste, Tupãssi, Marechal Cândido Rondon, Entre Rios, Cafelândia, Nova Santa Rosa, São José das Palmeiras, Brasilândia do Sul, Pato Bragado, Quatro Pontes, Jesuítas, Formosa do Oeste, São Pedro do Iguaçu, Nova Aurora, Quarto Centenário.







