Câmara de vereadores de Palotina homenageia Igreja Luterana pelo 200 Anos no Brasil com Moção de Aplausos

Representantes da comunidade Luterana com vereadores de Palotina

A Câmara de Vereadores de Palotina homenageou com Moção da Aplausos a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil pelos seus 200 anos de presença no País. A moção, assinada por todos os vereadores, foi aprovada na sessão ordinária da última segunda-feira (21), oportunidade em que estiveram no plenário representantes da comunidade luterana. 

Ao prestar a homenagem a Câmara também contou a história da presença luterana no Brasil. Foi em 1824, em Nova Friburgo/RJ e em São Leopoldo/RS, chegaram as primeiras famílias de imigrantes europeus luteranos. Aquelas primeiras comunidades cresceram, mais gente chegou e se somou, e hoje somam 630.000 pessoas, agrupadas em 1.800 comunidades, 470 paróquias, 18 sínodos, estando presentes em todos os estados brasileiros. Tem também uma rede escolar que conta com 51 escolas e 18 hospitais que tiveram origem a partir da igreja.

Sua missão primordial é propagar o evangelho de Jesus Cristo, estimulando a sua vivência pessoal na família e na comunidade e promovendo a paz, justiça e o amor na sociedade brasileira e de todo o mundo. Sua visão principal é ser reconhecida como Igreja de Comunidades atrativas, inclusivas e missionárias, que atuam em fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo, destacando-se pelo testemunho do amor de Deus, pelo serviço a favor da dignidade humana e pelo respeito à criação.

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana tem por valores: a identidade confessional protestante-luterana; a comunidade como célula fundamental da Igreja; o compromisso com a verdade e a vida; a busca pela dignidade do ser humano; a ecumenicidade e o diálogo respeito com outras igrejas e religiões; a gratuidade da salvação, que acontece pela graça de Deus mediante a fé; a liberdade cristã, baseada na responsabilidade cidadã e na defesa dos direitos humanos; a missão como razão da existência da igreja e a diaconia como testemunho concreto e prático da pregação do Evangelho de jesus Cristo.

No município de Palotina, a comunidade se instalou em 1956, tendo suas estruturas na cidade e também no distrito de São Camilo, desenvolvendo atividades religiosas e também sociais de diversos segmentos melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Assinaram a moção o presidente Eurico Fernandes Barbosa (MDB) e os vereadores Thiago Mostachio (PSD), Rodrigo Ribeiro (MDB), Joarez Negrona (PL), Gilmar Hinkel (PP), Osvaldo Paulino de Freitas (PSDB), Márcia Berno Cecluski (PL), Sergey Sendtko (União Brasil) e Rosangelo Maltauro (União Brasil).

Crédito: Assessoria/Câmara

Compartilhe

Posts Relacionados