Maripá é o 6º município mais transparente do Paraná e o 1º do Oeste. Prefeito Rodrigo fala sobre o premio

Os dados são do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP-PR) relativo ao ano de 2023 realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR)

Com nota 98,14%, Maripá conquistou a 6ª posição no ranking dos municípios mais transparentes do Paraná e lidera o ranking do Oeste. Os dados são do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP-PR) relativo ao ano de 2023 realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e divulgado nesta segunda-feira (13).

O relatório aponta um avanço de 14 posições em relação ao ano passado, quando o município ocupava a 20ª colocação no ranking. O resultado, de acordo com o prefeito Rodrigo Schanoski, reforça o compromisso com a transparência nas ações do Executivo.

“Em 2020, Maripá estava na posição 149. Logo no ano seguinte, quando assumimos o mandato, avançamos para a 38ª, depois para a 20ª no ano passado e agora atingimos a 6ª colocação. Isto é resultado do trabalho minucioso que a equipe vem realizando desde o início da gestão para adequação do nosso portal. Este avanço demonstra o nosso compromisso com a transparência em tudo o que ocorre na administração pública”, pontua o prefeito.

Com o resultado, Maripá atingiu o Nível Transparência Diamante, nível máximo junto com apenas 67 entidades do Estado. O ITP 2023 avaliou os portais do Governo do Estado, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Assembleia Legislativa e do próprio TCE-PR – na área estadual – e mais 768 portais municipais: 386 prefeituras e 382 câmaras de vereadores. O ranking é dividido em prefeituras, câmaras municipais e órgãos estaduais.

O índice tem o objetivo de incentivar a adoção de boas práticas de transparência pública. No Executivo, foram avaliados dezenove eixos da administração pública, entre eles obras, receita, despesa, recursos humanos, processos de compras públicas, saúde, educação, planejamento, acessibilidade entre outros.

Na liderança do ranking das Prefeituras está Santa Isabel do Ivaí (1º), seguido por Rio Branco do Sul (2º), Rosário do Ivaí (3º), Campo do Tenente (4º), Cianorte (5º) e Maripá (6º).

Prefeito Rodrigo de Maripá fala sobre o premio conquistado
created by dji camera

Compartilhe

Posts Relacionados