O Bombeiro Militar de Palotina oficializou na tarde desta segunda-feira (18) a entrega de equipamentos de busca, resgate e salvamento.
Estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito Felipe Zago; os vereadores Eurico Fernandes Barbosa, Thiago Mostachio, Marcia Berno; o prefeito eleito Rodrigo Ribeiro e vice Judith Sendtko, além do vereador eleito e membro da equipe de transição Hederson Giacomini; o coordenador de Defesa Civil Gybson Fernandes; Secretário de administração Lucas Pedron, Chefe de gabinete Kepler Machado, o delgado Láecio Rodrigues, Capitão Aparecido da Policia Militar e representando o Conselho de Segurança Vinicius Sauer
Os equipamentos foram adquiridos por licitação e pagos através do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (FUNREBOM), taxa que está inclusa no IPTU´s.
Segundo 1° Tenente QOBM Eduardo Ortiz Novinski, os materiais são essenciais para o desempenho das atividades do bombeiros em ocorrências “Com esses equipamentos, o Corpo de Bombeiros de Palotina estará mais preparado para atender às demandas da nossa região, sejam em incêndios em edificações, incêndios florestais, resgates em situações de emergência, no atendimento a acidentes de trânsito e buscas de vítimas em ambiente aquáticas, ao passo que estas ferramentas fazem a diferença entre salvar uma vida ou evitar maiores danos à nossa comunidade”, disse ele.
Ele ainda destacou a importância do fundo, “O FUNREBOM é uma iniciativa fundamental que nos tem garantido as condições necessárias para atuarmos com eficiência e segurança em situações de risco, que vão desde incêndios e resgates até atendimentos em acidentes e calamidades” finalizou Tenente Novinski.
Representando o Poder Executivo, o vice prefeito Felipe Zago também destacou a importância do fundo “Fizemos questão de mandar um projeto de lei para o legislativo aprovando a manutenção da taxa junto ao IPTU, pois através deste fundo já foi possível fazer a aquisição de outros equipamentos e até mesmo o caminhão do bombeiro” disse Felipe.
Uso dos equipamentos
Tenente Novinski destacou que apesar da entrega oficial ter sido realizada na presente data, os equipamentos de busca e salvamento aquática já foram utilizados, infelizmente em um episodio trágico, onde uma jovem de 19 anos perdeu a vida ao se afogar no Rio Piquiri.
Palotina: Bombeiros localizam o corpo do jovem que se afogou no Piquiri
Segundo ele os equipamentos foram de suma importância para poder dar uma resposta mais rápida aos familiares da vítima, que em cerca de 24 horas foi possível localizar o corpo no fundo do rio.
Equipamentos
Ao todo foram entregues 28 itens, contam com um investimento do município na ordem de R$ 126.735,04, (cento e vinte e seis mil, setecentos e trinta e cinco reais e quatro centavos).
Maca de resgate tipo envelope
Cinto resgate imobilizador de coluna immo
Alavanca expansora manual
Lanterna luz de cena portatil
Lanterna com ângulo reto de combate a incêndio
Tripé de salvamento vertical
Corda semi-estática de resgate 12,5mm
Corda dinâmica de resgate para auto segurança
Insuflador exaustor
Motobomba autoescorvante
Cinto de salvamento aquatico, nadadeira de resgate, colete salva-vidas
Mascara para mergulho full face
Regulador de mergulho primeiro estágio, lastro para mergulho, macacão bombeiro para mergulho em neoprene, snorkel, faca de mergulho
Luva de combate a incêndio
Luva para resgate veicular
Capacete multimissão de alto desempenho – para operações de busca e resgate, combate a incêndio florestal, trabalho em altura, desastres naturais, resgate veicular, resgate na água e operações marítimas.
Macacão de segurança