Na tarde de quinta-feira (20), foi realizada uma importante reunião no gabinete do prefeito Rodrigo Ribeiro, com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade. O encontro teve como objetivo discutir a situação dos moradores de rua em Palotina. Estiveram presentes na reunião representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Comunitário de Segurança, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Palotina (Acipa), entre outras entidades.
Durante o encontro, a Secretaria Municipal de Assistência Social relatou que vem acompanhando de perto a situação dos moradores de rua e oferece apoio àqueles que buscam ajuda. A Secretaria destacou que há pessoas em situação de trânsito, ou seja, que não são da cidade, mas estão de passagem por Palotina. Nesses casos, o município oferece aos que procuram o serviço passagem de ônibus para cidades mais próximas no intuito de auxiliar a pessoa chegar em seu destino e também realiza o acolhimento temporário na chamada Casa de Passagem com pernoite para assim a pessoa em situação de trânsito poder seguir viagem.
Outro grupo identificado são aqueles moradores que têm residência ou familiares na cidade, ou ainda pessoas que chegam a Palotina em busca de oportunidades de trabalho, mas ainda dependem de uma estrutura mínima e provisória para se acomodar e organizar. Para este público, o município oferece apoio com espaços para abrigá-los e acompanhamento social para ajudar na superação da situação de vulnerabilidade.
Uma das decisões tomadas durante a reunião foi intensificar a conscientização sobre a importância de encaminhar as pessoas em situação de rua para o atendimento especializado, em vez de dar esmolas. Para isso, foi colocada uma mensagem nos semáforos da cidade, solicitando que os cidadãos acionem o telefone 156 para que as pessoas em situação de rua possam ser encaminhadas aos serviços de apoio adequados.
Crédito: Assessoria/Prefeitura