Atleta de volei palotinense realizará procedimentos de Polilaminina em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu será palco, neste fim de semana, de um procedimento médico inédito no Paraná envolvendo a aplicação da proteína Polilaminina, uma inovação científica com potencial para revolucionar o tratamento de lesões na medula espinhal. A intervenção será realizada no Hospital Unimed Foz e marca a primeira utilização da substância na cidade.

A Polilaminina foi descoberta pela cientista Tatiana Coelho de Sampaio e vem sendo desenvolvida em parceria com o neurocirurgião Bruno Cortes e o médico João Elias El Sarraf, responsável pela condução do procedimento em Foz do Iguaçu. A técnica abre novas perspectivas terapêuticas para pacientes com danos neurológicos graves.

O paciente é um atleta profissional de vôlei do Vôlei Suzano, natural de Palotina, que ficou tetraplégico após um grave acidente automobilístico. Ele dará entrada no hospital na noite desta sexta-feira (20) para os preparativos pré-operatórios, com a cirurgia programada para a manhã de sábado (21).

A escolha de Foz do Iguaçu para o procedimento se deve à infraestrutura avançada do Hospital Unimed Foz, além da facilidade logística para o deslocamento do paciente e da equipe médica. Profissionais de saúde vindos de Palotina também integrarão o time local, fortalecendo o trabalho multidisciplinar e a qualidade do atendimento.

A cirurgia será realizada por uma equipe formada pelos neurocirurgiões Bruno Cortes, Artur Luiz e João Elias El Sarraf, todos integrantes do grupo científico responsável pelo desenvolvimento da técnica. A Dra. Tatiana Coelho de Sampaio não estará presente no ato cirúrgico, pois acompanha outros procedimentos simultâneos, mas sua coordenação científica e descoberta são a base desta aplicação pioneira.

Considerada uma fronteira promissora da ciência médica, a Polilaminina desperta expectativas não apenas para a recuperação do paciente, mas também para milhares de pessoas que convivem com lesões medulares. A aplicação da proteína em um atleta de alto rendimento simboliza um avanço significativo para a medicina brasileira e para o esporte nacional.

Serviço

Hospital: Hospital Unimed Foz

Neurocirurgião responsável: Dr. João Elias El Sarraf

Assessoria de imprensa: Nadjanaira Costa – (31) 99684-9513

Compartilhe