Ônibus com romeiros capota no sertão de Alagoas e deixa 16 mortos

Um grave acidente com um ônibus de romeiros que saíram de Juazeiro do Norte, no Cariri, em direção a Alagoas deixou 15 pessoas mortas. O caso foi na rodovia AL-220, no município de São José da Tapera, no Sertão alagoano.

O veículo, com cerca de 60 ocupantes, capotou na manhã desta terça-feira (3). O grupo retornava para Alagoas após participar da Romaria de Nossa Senhora das Candeias.

O Governo de Alagoas informou que mobilizou uma força-tarefa integrada para atendimento às vítimas, com atuação de aeronaves do Departamento Estadual de Aviação (DEA), equipes do Samu, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e da Polícia Militar. As vítimas sobreviventes foram socorridas e encaminhadas a unidades hospitalares da região.

  • Cinco homens
  • Sete mulheres 
  • Três crianças

O Instituto de Criminalística de Arapiraca enviou duas equipes ao local, no povoado Caboclo, para realizar a perícia, enquanto a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as causas do acidente.

A ocorrência foi classificada como um Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) de alta complexidade, e as equipes permaneceram no trecho para a conclusão dos trabalhos de triagem, resgate e evacuação.

Grupo realizava trajeto há 25 anos

O prefeito de Coité do Noia, Bueno Higino Filho, afirmou que o Município já iniciou mobilização para prestar apoio às famílias. “São 25 anos que a gente faz romaria para Juazeiro. Nessa viagem, iam cerca de 800 pessoas, em 17 ou 18 ônibus, todos novos, executivos”, disse Bueno.

Segundo o gestor, informações iniciais apontam que o ônibus envolvido “passou direto na curva e capotou”.

Ele acrescentou que os feridos foram distribuídos entre hospitais de Santana do Ipanema, São José da Tapera e Delmiro Gouveia. “Estamos fazendo um mutirão, com equipes administrativas e políticas, para ir aos hospitais, porque muitos deram entrada sem documentação, já que o ônibus capotou. É para fazer o reconhecimento e acompanhar a evolução de cada caso”, declarou o prefeito.

Estado em luto

Bueno Higino Filho informou ainda que a Prefeitura decretou luto oficial e cancelou as festividades de Carnaval. “A perda é muito grande. Todos eram meus amigos. Eu acompanho essa viagem do início ao fim, saio com eles, coloco lanche, remédio, vai equipe médica. Acordei hoje com essa triste notícia e estou me deslocando para o local do acidente para ver o que pode ser feito”,afirmou .

O governador Paulo Dantas decretou luto oficial de três dias em Alagoas e disse acompanhar pessoalmente os trabalhos das equipes no atendimento à ocorrência. As atualizações oficiais serão divulgadas pela Secretaria de Estado da Comunicação.

Em nota, a Prefeitura de Juazeiro do Norte manifestou pesar pela tragédia e solidariedade às famílias das vítimas. O Município desejou pronta recuperação aos feridos.

Veja quem são as vítimas?

  1. Adelmo José de Oliveira, 52 anos
  2. Claudiana Maria da Silva Bastos, 45 anos
  3. Cleusa Simão Lima, 63 anos
  4. Cícero Barbosa de Lima, 71 anos
  5. Edivania da Silva Lima, 39 anos
  6. Francisco Izidoro da Silva, 71 anos
  7. Jamilly da Silva Bastos, 5 anos
  8. José Caio de Oliveira Souza, 15 anos
  9. José Welliton Barbosa Louriano, 39 anos
  10. Josefa Madalena de Alcântara, 67 anos
  11. Luiz Miguel Alcântara, 4 anos
  12. Maria do Socorro Santos, 73 anos
  13. Maria Gorete Rodrigues Izidoro da Silva, 38 anos
  14. Maria Manuella de Souza Oliveira, 5 anos
  15. Vandete Maria da Silva, 60 anos
  16. Sebastião Vieira de Morais Neto, 55 anos.

Vítimas de acidente de ônibus com romeiro em São José da Tapera, no interior de Alagoas — Foto: Reprodução/TV Asa Branca

Escrito por João Lima Neto


Foto:
 Divulgação/Governo de Alagoas.

Compartilhe