O prazo é o mesmo para os dois grupos: de 20 a 22 de janeiro
A chuva forte que estava prevista não veio e a festa dos aprovados no Vestibular 2025 da UFPR, nesta sexta-feira (17), foi completa, com banho de lama, música e muitos abraços. A lista com os nomes dos 4.281 aprovados foi homologada pelo reitor da UFPR, professor Marcos Sunye, no Campus Agrárias, em Curitiba. Agora, tanto os calouros quanto os 3.998 convocados para a lista de espera devem ficar atentos para o prazo de registro acadêmico, que vai de segunda a quarta-feira da próxima semana (20 a 22 de janeiro).
Link para lista de aprovados: https://servicos.nc.ufpr.br/documentos/ps2025/resultado/2fase/alfabetica/index.htm
Ao recepcionar os novos universitários, Sunye destacou o fato de que 62% dos aprovados fizeram o ensino médio em escolas públicas. Lembrou ainda que, ao contrário do que acontece em muitas universidades, o número de inscritos no vestibular da UFPR vem aumentando nos últimos anos. Neste vestibular, foram 34.653 inscritos, 2,2% a mais que no ano anterior.
“Estudar na UFPR é ter acesso ao maior programa de bolsas para estudantes do estado. A UFPR tem o maior acervo técnico-científico do Paraná e as maiores e melhores bibliotecas do estado, além de vários museus. Então, a universidade não é só para vir e estudar. É também para desfrutar”, afirmou o reitor.
Perfil dos aprovados
Dos 4.281 aprovados na chamada geral deste vestibular, 60,31% são da ampla concorrência e 39,36% foram aprovados por algum tipo de cota. As vagas para cotas são todas destinadas a estudantes de escola pública e, dentro desse universo, há vagas reservadas para candidatos de baixa renda, pretos, pardos, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência. Além disso, 14 candidatos (0,33% do total) entraram por meio das vagas suplementares para pessoas com deficiência.
Entre os aprovados por cotas, a maior fatia (45,3%) é formada por candidatos que não se encaixam em nenhuma outra categoria além daquela de estudantes de escolas públicas (critério básico para se inscrever por cotas). Depois, com 28,5%, vêm estudantes de escola pública com renda de no máximo 1 salário mínimo.
Predominam entre os aprovados as mulheres (50,69% do total), os que moram no Paraná (89,14%) e os que concluíram o ensino médio em 2024 (55,24%). Mais de um terço dos candidatos (37,23%) completarão 18 anos em 2025.
Este é o primeiro vestibular realizado pela UFPR após a atualização da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) pelo Congresso Nacional, que no fim de 2023 introduziu a reserva de vagas para quilombolas. Foram aprovados neste vestibular dois candidatos quilombolas, um em Medicina Veterinária e outro em Terapia Ocupacional, ambos em Curitiba.
Registro acadêmico
Junto com a lista de aprovados na chamada geral, o Núcleo de Concursos publicou também a lista de candidatos convocados para a lista de espera do Vestibular 2025.
Link para lista de candidatos convocados para a lista de espera: https://servicos.nc.ufpr.br/documentos/ps2025/listaEspera/index.html
Os dois grupos terão o mesmo prazo para enviar a documentação exigida para o registro acadêmico: de 20 a 22 de janeiro, pelo site www.nc.ufpr.br. No caso dos candidatos em lista de espera, o envio da documentação não garante vaga na UFPR, mas é condição para que sejam considerados aptos para as chamadas complementares, caso haja sobra de vagas nos cursos para os quais se inscreveram.
Para facilitar o processo de registro acadêmico, o Núcleo de Concursos da UFPR preparou um manual que está disponível neste link: https://servicos.nc.ufpr.br/PortalNC/Concurso?concurso=PS2025 .
Após a análise dos documentos dos candidatos da chamada geral, a UFPR fará a primeira chamada complementar do Vestibular 2025 no dia 21 de fevereiro. A segunda chamada ocorrerá no dia 19 de março.
Banho de lama
O tradicional banho de lama reuniu centenas de candidatos e muitas famílias. Pela primeira vez, teve também a participação de um grupo de migrantes e refugiados aprovados no último processo específico de ingresso e reingresso, finalizado em maio de 2024. Entre os calouros que participaram da festa estavam venezuelanos, cubanos, haitianos e um da República Democrática do Congo.
Nos últimos meses os migrantes e refugiados passaram pelo “semestre zero” – uma fase de preparação para as aulas regulares – e iniciarão o primeiro período letivo junto com os demais calouros, em março. Foram aprovados 59 candidatos migrantes e refugiados, dos quais 47 na modalidade ingresso e 12 na modalidade reingresso.
“A presença de migrantes e refugiados, assim como de pessoas surdas aprovadas em Letras Libras, é importante para mostrar que queremos uma universidade cada vez mais acolhedora, democrática e inclusiva. Vamos dar o suporte necessário para que esses estudantes permaneçam e se formem”, disse a pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade, Megg Rayara Gomes de Oliveira.
A pró-reitora de Graduação e Educação Profissional da UFPR, Andrea Caldas, disse que o momento é de emoção por receber novos estudantes, mas também de muito trabalho. “Queremos ampliar cada vez mais a ocupação de vagas. Mas, mais do que isso, vamos trabalhar para garantir a permanência dos estudantes até a conclusão do curso; se possível, que continuem conosco na pós-graduação, e também colaborar para que tenham sucesso no mundo do trabalho”.
O coordenador geral do Núcleo de Concursos, professor Marco Antonio Randi, destacou que a festa dos calouros é o coroamento de um processo longo e complexo. “Estamos muito felizes por concluir esse processo com sucesso, depois de um trabalho duro e coordenado da nossa equipe”, afirmou.
Outras oportunidades de ingresso
Para os candidatos não aprovados no Vestibular 2025, a UFPR oferece duas outras oportunidades de ingresso ainda neste ano. A primeira é o Processo Seletivo Simplificado Enem, que está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira (20/01). São 704 vagas e a seleção será feita pela nota do Enem escolhida pelo candidato, entre as edições de 2020 a 2024. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.nc.ufpr.br.
Também estão abertas e podem ser feitas até terça-feira (21/01) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza a nota do Enem 2024 para fazer a seleção dos candidatos. A UFPR abriu 1.314 vagas para o SiSU. As inscrições, também gratuitas, devem ser feitas no site https://acessounico.mec.gov.br/sisu.