A Câmara Municipal de Palotina aprovou, no dia 15 de dezembro de 2025, a Moção nº 023/2025, de autoria do vereador Filipe Luís Brustolin, em reconhecimento aos professores e demais profissionais da Rede Municipal de Educação, pelo empenho, dedicação e compromisso demonstrados ao longo do ano letivo de 2025.
A entrega da homenagem ocorreu no dia 28 de janeiro de 2026, durante a abertura da Semana Pedagógica da rede pública municipal de ensino, momento que reuniu educadores e gestores para o planejamento do novo ano letivo.
Na ocasião, o vereador realizou a entrega simbólica da moção à secretária municipal de Educação e Cultura, Marinês Marafon Kuki, além de uma cópia para cada uma das diretoras das 16 unidades de ensino do município, que ficaram responsáveis por levar o reconhecimento às suas respectivas escolas e centros municipais de educação infantil.
A moção contempla um amplo conjunto de profissionais que integram a educação municipal, incluindo professores, pedagogos, coordenadores pedagógicos, diretores e vice-diretores, psicólogos, profissionais da educação especial, auxiliares administrativos, monitores, inspetores, bibliotecários, merendeiras, auxiliares de cozinha, zeladores, motoristas do transporte escolar, equipes de manutenção, estagiários e servidores da Secretaria Municipal de Educação, reconhecendo que o bom funcionamento da rede depende do esforço coletivo de todos.
Durante seu pronunciamento, o vereador destacou sua trajetória pessoal na educação. Professor desde 2015, Filipe Brustolin ressaltou que fala não apenas como parlamentar, mas como alguém que vivencia diariamente a realidade das salas de aula. Atualmente, além do mandato legislativo, ele segue atuando como professor de filosofia, catecismo e inglês.
Em sua fala, enfatizou os desafios da profissão docente, ressaltando, contudo, que a educação continua sendo uma vocação transformadora. Segundo o vereador, “os destinos do mundo passam pelas salas de aula”, onde são formadas não apenas mentes, mas também valores.
A Moção de Aplausos, aprovada por unanimidade pelos vereadores, foi definida por Brustolin como uma das maiores honrarias que o Legislativo municipal pode conceder, servindo tanto como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em 2025 quanto como incentivo para o ano letivo de 2026.
Ao final, o parlamentar reiterou que a homenagem se estende à Secretaria Municipal de Educação e Cultura e às chefias de departamento, destacando que a atuação, muitas vezes silenciosa, de cada profissional da educação constitui o alicerce para o futuro da comunidade palotinense.
Além dos profissionais da educação, o ato contou com a presença de outros vereadores, representantes dos sindicatos dos professores e dos servidores públicos, da vice-prefeita Judith Sendtko e do prefeito Rodrigo Ribeiro, que, em sua manifestação, parabenizou a iniciativa do vereador Filipe e destacou a importância do reconhecimento público ao trabalho desenvolvido pelos profissionais da educação municipal.
Foto: Assessoria / Câmara



















