A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (24/9), a Operação Areento de Ouro, que investiga a extração ilegal de areia no leito do Rio Paraná, na região de Guaíra. A ação cumpriu 16 mandados de busca e apreensão, além de medidas constritivas em dez municípios paranaenses.
As investigações identificaram dois grupos investigados por extração ilegal de areia, subfaturamento de vendas e utilização de estruturas empresariais para lavar o produto do crime. O volume total extraído sem autorização ultrapassa 6,8 milhões de toneladas. O Juízo Federal de Guaíra deferiu o bloqueio de cerca de R$ 1,5 bilhão em bens dos investigados.
As condutas investigadas incluem crimes contra o meio ambiente, usurpação de bem público, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e organização criminosa, com indícios de caráter transnacional. O inquérito policial tramita sob sigilo perante a 1ª Vara Federal de Guaíra/PR.



7 / 7





Fonte: Assessoria
Portal Palotina — a 20 anos com informação, notícias e os principais acontecimentos de Palotina e região


