Após prisões em operação, Polícia Civil anuncia novo delegado de Guaíra

Cargo deve ser ocupado por Fabiano Moza Nascimento; Deoclécio Detros, que chefiava a delegacia, permanece afastado; ele é suspeito de receber propina em troca de regalias a presos.

A Delegacia da Polícia Civil em Guaíra, no oeste do Paraná, deverá receber um novo delegado nos próximos dias. O anúncio foi feito na segunda-feira (27), depois de quase um mês de uma série de prisões envolvendo favorecimento de presos.

Segundo a Polícia Civil do Paraná, o cargo que vinha sendo ocupado temporariamente por delegados de cidades próximas, passará a ser de responsabilidade do delegado Fabiano Moza Nascimento, atualmente em Corbélia.

Não foi informado se ele deve acumular o comando das delegacias das duas cidades.

O ex-delegado, Deoclécio Detros, continua afastado desde o dia 30 de abril, quando o Gaeco deflagrou uma operação contra os crimes de organização criminosa, corrupção passiva e concussão.

Ele é suspeito de chefiar o grupo criminoso e de receber propina em troca de regalias a presos da carceragem da delegacia.

Na mesma ação, um investigador e três agentes de carceragem foram presos suspeitos de fazer parte do esquema ilegal.

Anotações apreendidas durante a operação indicam que presos pagavam para que os agentes fizessem compras e levassem produtos como chocolate, comida e até bebidas alcoólicas para a carceragem.

O Ministério Público Estadual (MP-PR) apurou ainda que o pagamento pelo serviço era feito por transferência bancária. E eram os próprios policiais que levavam os detentos até o banco.

O esquema ilegal, aponta o MP-PR, vinha funcionando desde 2015. Além das regalias, há suspeitas de favorecimento para fuga de presos.

Compartilhe

Posts Relacionados