Um determinado cheiro pode trazer recordações e sensações já vividas de volta à mente. Pode lembrar alguém ou algum ambiente. Os cheiros podem despertar inúmeras áreas relacionadas aos sentimentos. Exatamente essa influência sobre as emoções humanas que tem feito um tipo de terapia alternativa se destacar – a aromaterapia.
É por meio da aromaterapia que sintomas como ansiedade, irritabilidade, depressão, redução da libido e até mesmo distúrbios no apetite podem ser minimizados. A psicóloga Sâmia Maluf explica que o método se mostra eficiente no controle de alguns problemas do sistema emocional, porque quando um aroma é sentido o nariz envia informações para o bulbo-olfatório, que as transmite ao sistema límbico, responsável por emoções e comportamentos.
A técnica vem se popularizando e se tornou uma prática bastante aplicada nas áreas de cosmética, estética facial, corporal e higiene pessoal. A busca pela prática e os benefícios oferecidos fizeram com que em 2018 a aromaterapia fosse incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao todo são 29 procedimentos de medicina integrativa e complementar oferecidos pelo sistema público de saúde, o que facilita para a população o acesso às terapias alternativas e agora vem chamando a atenção dos moradores de Palotina.
Explorar os benefícios das plantas é algo milenar. A aromaterapia utiliza óleos essenciais, retirados da natureza, os óleos vegetais, usados para diluir os essenciais que precisam ser suavizados, e as essências sintéticas, utilizadas apenas para proporcionar bem estar já que não servem como tratamento, para atuar sobre as emoções e a mente, promovendo a saúde e qualidade de vida.
Um dos óleos essenciais que vem ganhando espaço no universo da aromaterapia é o óleo de melaleuca. Ele caiu no gosto das pessoas devido à diversidade de benefícios e a suas várias possibilidades de aplicação. Dos problemas na pele aos produtos de limpeza, o óleo de melaleuca pode ser usado para vários propósitos, como a saúde da pele e o fortalecimento dos cabelos e unhas.
O óleo de melaleuca ainda ajuda na eliminação de fungos, melhora a cicatrização, combate a acne e pode ser usado como repelente de insetos e produto de limpeza.
Com inúmeras formas de ser usado, antes de escolher qual óleo de melaleuca utilizar, deve-se ter em mente que além de ser um óleo essencial, ele pode ser encontrado em diferentes versões – sabonete, shampoo, pasta de dente, creme tópico e bálsamo para os lábios.
Com tantos benefícios, a aromaterapia está ganhando os lares e fazer seu próprio aromatizador de ambientes pode ajudar a construir espaços mais harmoniosos em casa e no trabalho. Então aproveite óleos como os de laranja, manjerona e lavanda para garantir uma ótima noite de sono, já se você estiver buscando por tranquilidade faça o uso de óleos como camomila, jasmim, lavanda, citronela, palmarosa, bergamota, tangerina e pau rosa. Invista em uma lista de compras e experimente o que a aromaterapia pode fazer por você.
