O bispo da Diocese de Toledo, D. João Carlos Seneme, integra comitiva de bispos da Igreja Católica no Paraná que realizam a Visita Ad Limina Apostolorum. Prevista no Código de Direito Canônico, é a ocasião em que todos os membros do episcopado participam de audiências com o Santo Padre. Os encontros nos dicastérios e congregações – como são chamados os organismos da atividade pastoral da Igreja Católica Apostólica Romana – começam nesta segunda-feira (17) e vão até dia 27 deste mês de fevereiro.
No entanto, o momento mais aguardado é quando todos os bispos católicos se encontrarão com Francisco. Para isso, está reservado o dia 24. A ocasião se revestirá de um diálogo marcado pela espontaneidade, com o Papa mostrando-se interessado quanto a realidade da ação evangelizadora da Igreja no Paraná. “Estar com o Papa é uma experiência emocionante, pois ele é o sucessor de São Pedro. Para nós é um momento importante, uma vez que levamos a Diocese de Toledo, do Oeste do Paraná, partilhando nossas alegrias e desafios, e nos unindo com as necessidades de toda Igreja. Através desse encontro fraterno entre o Papa e o bispo da Diocese de Toledo levo esse abraço e essa promessa de que vamos rezar por ele”, afirma D. João Carlos Seneme.
Além do encontro com o Papa, os bispos apresentarão vários relatórios da atividade pastoral no contexto geral da Igreja no Paraná. Para tanto, houve um período de preparação, com a coleta de dados e reunião de informações ainda em 2019.
Em cada organismo da Santa Sé, um bispo já nomeado descreverá o contexto eclesial paranaense, propondo tópicos a serem discutidos e perguntas a serem feitas. D. João Carlos Seneme é responsável pelo relatório na Congregação para a Evangelização dos Povos, com ênfase na questão missionária. Nas demais congregações e dicastérios, outros bispos serão responsáveis por semelhante apresentação.
De sua parte, a Diocese de Toledo também enviou aos organismos da Santa Sé as principais estatísticas quanto ao número de sacerdotes, fiéis batizados, catequizandos, entre outros, bem como breves comentários sobre a ação evangelizadora. Padres, coordenadores de pastorais e demais lideranças contribuíram com as informações que balizam esse documento sobre a vida diocesana. “Ele é muito interessante porque nos faz ver como está a nossa ação evangelizadora”, afirma D. João. O documento também aponta o crescimento populacional e os desafios de evangelização nesta região. “É um instrumento para analisar a nossa ação como Igreja”, complementa.
Na programação da Visita Ad Limina constam ainda atividades litúrgicas, como celebrações eucarísticas no Colégio Pio Brasileiro e nas basílicas de Santa Maria Maior e de São Pedro no Vaticano (cripta), entre outros locais.