Carro elétrico solar ideal para o Brasil chega em 2022

Sono Sion é o carro elétrico solar que será feito na antiga fábrica da Saab na Suécia. Marca arrecadou R$ 300 milhões para iniciar produção

Carro elétrico solar? Em breve ele estará nas ruas europeias. Imagine poder rodar até 34 quilômetros por dia usando apenas a energia solar, e mais nada. Sem recarga, sem usar energia da rede – seja ela gerada por carvão, usina hidrelétrica ou nuclear. Energia limpa, gratuita e disponível sem cabos ou nada mais para se preocupar – a não estar não estacionar na sobra, claro.

carro elétrico solar

 

carro elétrico solar

carro elétrico solar

 

 

carro elétrico solar

 

carro elétrico solar

carro elétrico solar

 

carro elétrico solar

carro elétrico solar

carro elétrico solar

Assim é o Sion Sono, projeto que já tem alguns anos, mas parece que finalmente vai ganhar as ruas. Depois de dificuldades técnicas e problemas com os investidores, que para ter mais lucro queriam matar os ideais do projeto.

“Ficamos divididos entre nossa promessa para a comunidade e as demandas dos investidores e nos distanciamos cada vez mais de quem realmente somos, o que precisamos corrigir. Caso contrário, a responsabilidade social e a proteção climática teriam caído no esquecimento, e tudo o que defendemos”, disse em dezembro Jona Christians, CEO e cofundador da Sono Motors.

 

Então, a marca decidiu reorganizar tudo, fazer um fundo, se livrar dos investidores e arrumar seu próprio dinheiro. Deu certo: a campanha, em dezembro e janeiro, conseguiu cerca de € 1 milhão por dia, durante 50 dias.

No total, essa nova administração do carro elétrico solar juntou € 50 milhões – cerca de R$ 300 milhões. Aproximadamente 75% do valor veio de reservas do carro – 13.000 unidades –, 19% dos investidores antigos e novos, e outros 6% de doações e empréstimos.

O plano da Sion é produzir 260.000 unidades do Sono em oito anos. Até mesmo a fábrica já foi escolhida: será a antiga planta da extinta Saab em Trollhättan, na Suécia.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO PORTAL PALOTINA. SE VOCÊ JÁ ESTA EM ALGUM GRUPO NÃO A NECESSIDADE DE ENTRAR

ELÉTRICO SOLAR?

O carro elétrico se chama Sono Sion, e é na verdade um elétrico a bateria. A grande diferença é que, em um único dia de sol, ele pode ser carregado o suficiente para rodar até 34 quilômetros usando apenas a energia solar. Se você precisar de mais carga, ele pode ser carregado na rede elétrica ou carregadores rápidos como qualquer outro carro elétrico.

O preço sugerido é de € 16.000 mais as baterias. O que a marca estima que dará € 25.500 (so € 3 mil a mais que um VW Up elétrico, para que se tenha uma referência). Em reais, são R$ 150 mil, mesmo com a atual desvalorização do real. Não é caro.

O segredo de funcionamento do carro elétrico solar é sua carroceria. Ela é feita com 248 painéis solares, como os que as pessoas usam em casa para captar energia do Sol. Eles estão no capô, na portas, no teto, em todas as superfícies e ângulos possíveis. O objetivo é captar o máximo de luz solar, obviamente. Os módulos solares são adaptados ao formato do veículo. A autonomia do Sion é de 250 km, com a bateria cheia.

Ao contrário de outros módulos solares, as células do são incorporadas ao polímero e não ao vidro. Isso os torna pelo menos 20% mais leves do que partes da carroceria equivalentes feitas de metal.

DADOS TÉCNICOS

  A potência do motor elétrico é de 163 cv com 27,7 kgfm (mais do que os 150 cv e 25,5 kgfm do esportivo VW Polo GTS). Ainda comparado ao Polo, o Sion é cerca de 25 cm mais comprido, com seus 4,29 metros (quase um Honda HR-V). Outra vantagem dos carros elétricos, ele tem entre-eixos enorme, de 2,77 metros, e ainda sobra um porta-malas de ótimos 650 litros (até o teto).

 

 

As suspensões são do tipo McPherson, a tração é apenas dianteira, assim como o motor. A aceleração de 0-100 km;h leva menos de 9 segundos, e a máxima é limitada a 140 km/h. O peso em ordem de marcha é de 1.400 quilos.

BRASIL É AMBIENTE IDEAL

Interessante notar que a autonomia de 34 km diários garantida apenas pelo sol para  o carro elétrico solar foi medida em Munique, no sul da Alemanha. Pensando em um mercado como o Brasileiro, onde grande parte do território tem muito sol e muitas horas de sol diários – bem mais que na Alemanha – o número seria ainda melhor. Bem que algum empresário poderia estudar investir em algo parecido por aqui, não?

Compartilhe

Posts Relacionados