Para combater o coronavírus é simples e fácil, fique em casa e lave bem as mãos, entretanto, nem todo mundo tem o privilégio de ficar em casa, e acredite se quiser, nem o essencial para lavar as mãos que seria sabão, água e saneamento básico. Problemas causados por esgoto entupido nunca foram tão prejudiciais quando o assunto se refere a uma pandemia.
A falta de água e saneamento básico afetam exclusivamente cidades carentes e não é à toa que o índice de morte causada pelo coronavírus é mais alto em regiões que passam por essas dificuldades e muitas outras envolvendo o próprio isolamento social.
Doenças pela falta de saneamento básico
Há uma pesquisa realizada na Holanda que detecta amostras do esgoto do aeroporto de Schiphol, em Amsterdã contaminada pelo vírus da COVID-19 e que poderiam ter sido evitada muito antes do surto de uma pandemia com a contratação de uma empresa especializada, como por exemplo, uma empresa de desentupidora.
Diante dessas evidências, o INCT – ETS Sustentáveis — divulgou uma nota técnica alertando para os efeitos da presença do coronavírus no esgoto entupido, e que o público mais afetado serão as áreas carentes de infraestrutura de saneamento básico.
O desentupimento de esgoto é uma das milhares alternativas encontradas para que a população não tenha contato direto com as bactérias de águas contaminadas.
Infelizmente não é de hoje que as empresas de desentupidora de esgoto alertam sobre as doenças que podem ser causadas pela falta de manutenção na rede hidráulica, como por exemplo, leptospirose, hepatite A e cólera.
O Outro lado da história sobre o coronavírus
Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS no ano 2018, somente 46% da população do Brasil usufruem dos privilégios do saneamento básico e que nesses meses que estamos vivendo a pandemia poderemos estar despejando em nossos rios uma enorme carga viral.
Diante desses números, cerca de 100 milhões de brasileiros não têm acesso ao serviço de coleta de esgoto e 35 milhões não têm acesso a água tratada, sem falar sobre a condição financeira para solicitar os serviços de uma desentupidora.
De acordo com o CDC (Centro de Controle de Doenças) dos Estados Unidos, o novo coronavírus ainda não foi detectado em amostras de água tratada e que tem acesso aos serviços de uma empresa desentupidora de cano.
Novos estudos sobre a presença do vírus são realizados frequentemente, mas por enquanto as recomendações continuam as mesmas, se possível, evite sair de casa e lave bem as mãos, voltamos a ressaltar a frase, se possível!